Notícias

AgroGalaxy apresenta plano de recuperação judicial

Varejista de insumos agrícolas apresentou seu plano de recuperação judicial na 19ª Vara Cível de Goiânia, que prevê condições especiais para produtores rurais e fornecedores estratégicos.

AgroGalaxy apresenta plano de recuperação judicial

A varejista de insumos agrícolas, AgroGalaxy, protocolou na 19ª Vara Cível de Goiânia, seu plano de recuperação judicial, estabelecendo uma clara divisão entre credores que manterão relações comerciais com a empresa e aqueles que não pretendem continuar operando com o grupo. A empresa informou que o plano prevê o pagamento integral, sem qualquer desconto, de créditos devidos a fornecedores, trabalhadores e produtores rurais que se enquadrem como parceiros do grupo, com prazos específicos para cada categoria.

A proposta estabelece que fornecedores que mantiverem relações comerciais receberão 100% do valores devidos em 10 anos, enquanto credores financeiros terão prazo de 11 anos. Para produtores rurais parceiros, o plano prevê início dos pagamentos já nos primeiros meses após a homologação do plano de recuperação. Já os credores que não aderirem às condições de parceria enfrentarão descontos significativos e prazos mais longos.

A AgroGalaxy é uma das principais plataformas do varejo de insumos agrícolas do país, com carteira de 30 mil clientes. Com dívidas de R$ 4,6 bilhões, a empresa implementou forte reestruturação, fechando metade de suas lojas e reduzindo o quadro de funcionários em mais de 40%. A nova direção aposta em produtos mais rentáveis, como defensivos e sementes, reduzindo a exposição ao mercado de fertilizantes, conhecido por margens menores.

A recuperação judicial da varejista reflete a crise que se abateu sobre o setor de distribuição de insumos agrícolas nos últimos anos. A combinação de juros altos, queda nos preços das commodities e supersafras que derrubaram ainda mais as cotações criou uma tempestade perfeita para empresas muito endividadas como a AgroGalaxy, conglomerado que se formou a partir da fusão de grandes distribuidores regionais do setor.


Publicado em:
Atualizado em: