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Duplicação da BR-277 entre Nova Laranjeiras e Cascavel

O edital do Lote 6 das novas concessões rodoviárias do Paraná publicado pela ANTT, vai duplicar a BR-277 entre o Trevo do Relógio, em Prudentópolis, na região Centro-Sul, até Cascavel, na região Oeste.

Edital do Lote 6 das concessões rodoviárias do Paraná prevê duplicação da BR-277 entre Nova Laranjeiras e Cascavel

O edital do Lote 6 das novas concessões rodoviárias do Paraná, publicado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), vai duplicar a BR-277 entre o Trevo do Relógio, em Prudentópolis, na região Centro-Sul, até Cascavel, na região Oeste. O leilão está marcado para o dia 19 de dezembro, na B3, a Bolsa de Valores do Brasil.

Segmentos de duplicação da rodovia federal

Serão seis segmentos de duplicação da rodovia federal, todos conectados, indo desde o km 480 até o km 575, em um total de 95 quilômetros de pistas duplicadas, passando também pelos territórios de Guaraniaçu, Ibema e Catanduvas. Elas compõem a maior parte das obras previstas para este trecho da concessão, devendo também ser realizadas as melhorias descritas abaixo no território de cada município.

Em Nova Laranjeiras

A rotatória da BR-277 com a PR-473 será substituída por um novo viaduto do tipo Trombeta, que possui três ramos de acesso, disciplinando o tráfego de veículos entre a rodovia estadual e a rodovia federal duplicada. Também serão implantados dois viadutos do tipo Diamante, em que há uma saída e um acesso para a rodovia principal em ambos os sentidos pela pista da direita, no km 484+500 e no km 494+200, este no distrito de Guarani, que também terá 1,6 quilômetro de uma nova via marginal. A rodovia terá iluminação em área de serra do km 482 ao km 491, uma nova ponte sobre o Rio Pereira no km 480+550 e outra ponte sobre o Rio Guarani, no km 495+660, no limite com Guaraniaçu.

Em Guaraniaçu

No território de Guaraniaçu está previsto um viaduto do tipo Diamante no km 499, uma nova passagem inferior no entroncamento com a linha de trem no km 503+540, uma correção de traçado e um viaduto do tipo Parclo (que funciona como um retorno em desnível) no km 504. E serão construídos mais três Diamantes no km 507+020, km 512+500 e km 518+600. Para o perímetro urbano está prevista uma nova via marginal de 1,6 quilômetro na entrada do município, terminando em uma rotatória que será substituída por um viaduto do tipo Diamante, no km 521+300. Ao final do perímetro será implantado um Trombeta, no km 524+900.

Em Ibema

No município de Ibema as obras serão exclusivamente no perímetro urbano, com vias marginais em ambos sentidos da BR-277, entre o km 538 e o km 539, e um novo viaduto do tipo Diamante no km 538+500, substituindo o atual entroncamento com vias municipais.

Em Cascavel

As demais obras deste trecho de duplicação serão executadas em Cascavel, com quatro viadutos do tipo Diamante, no km 557+200, km 562+400, km 569+200 e km 572+300. Também será implantada mais uma Passagem Inferior no entroncamento com a linha de trem no km 574+730, e um Parclo no km 575+400.

Investimentos

O edital do Lote 6 das concessões rodoviárias prevê também a duplicação da BR-277 entre Cascavel e Foz do Iguaçu, além de obras nas rodovias entre Cascavel e Pato Branco. Devem ser investidos cerca de R$ 12,6 bilhões em obras e R$ 7,4 bilhões em conservação e operação de tráfego nesta concessão de 662,10 quilômetros de rodovias federais e estaduais.

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