Presépio Vivo em Mandaguaçu
A partir desta quinta-feira, 5, quem visita Mandaguaçu pode voltar nos tempos bíblicos e fazer uma viagem pela cidade de Belém, onde nasceu Jesus. É a quinta edição do Presépio Vivo, realizado pela Paróquia São Sebastião.
O presépio retrata a realidade histórica e cultural da época, proporcionando ao público uma rica experiência, como explica o Padre Vinícius Alves Martins. “Em cada edição nós temos a oportunidade de oferecer às pessoas um cenário em que elas podem vivenciar e experimentar como se estivessem na própria cidade de Belém. Então, além de uma experiência sensorial e visual da própria cidade, ela também tem uma experiência de fé, porque todo esse caminho que ela trilha culmina no nascimento de Jesus”, conta.
Expectativa do evento
A expectativa é que, além do público de toda região de Mandaguaçu, espectadores da região de Maringá também estejam presentes para prestigiar a apresentação de Natal.
O espetáculo conta com 27 cenas em uma área de 1.100 metros quadrados, além da participação de cerca de 700 voluntários, entre atores e pessoas que ajudaram na montagem do Presépio.
Voluntários
Um dos voluntários é Jaime Lobato, de 67 anos, que esteve presente em todas as edições do Presépio Vivo, sempre atuando no papel de ‘Escriba’. “O escriba naquela época era aquele cara que fazia as escrituras, que fazia as cópias da Bíblia e media terras e tudo mais. E ele se transformou num doutor nas leis da Igreja”, explica Jaime.
Como atua sozinho em sua cena, Jaime conta que, por vezes, explica o significado de cada representação aos espectadores. Isso o fez gostar da tarefa, pois acredita que transmite a verdadeira mensagem do Natal para mais pessoas.
Jaime foi um dos responsáveis pela criação da apresentação, que segundo ele, foi um desafio dado à comunidade por um antigo pároco da Paróquia São Sebastião.
Se de um lado alguns voluntários estão desde a primeira edição, o metalúrgico Milton Estevão, de 48 anos, participará do Presépio Vivo pela primeira vez. Milton não costumava participar da igreja, ao contrário de sua esposa e filhos, mas passou a realizar serviços para a Paróquia São Sebastião e se inseriu na comunidade.
Apresentação
Com entrada gratuita, a apresentação acontecerá durante oito dias deste mês de dezembro, das 19h30 às 22h, no Salão Paroquial.
No domingo, dia 8 de dezembro, das 14h às 16h, o Presépio Vivo também realizará uma sessão especial dedicada às pessoas com deficiência, de natureza física, mental, intelectual, ou sensorial.
A apresentação será adaptada com som moderado, iluminação adaptada com maior luminosidade, menos personagens e controle de barulhos excessivos.
Com informações da assessoria de imprensa.