Notícias

Pix é o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros, diz pesquisa

Pesquisa do Banco Central mostra que 76,4% dos brasileiros usam o Pix como meio de pagamento, ultrapassando o dinheiro em espécie.

Pix é o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros, diz pesquisa

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Banco Central, o Pix é o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros, ultrapassando o dinheiro em espécie. O levantamento, intitulado “O brasileiro e sua relação com o dinheiro”, mostra que o Pix é usado por 76,4% dos brasileiros, sendo aquele utilizado com maior frequência para 46% das pessoas consultadas. Por outro lado, o dinheiro em espécie é utilizado por 68,9% da população e é o mais frequente para 22%.

Uso do Pix cresceu em relação à última pesquisa

Na última edição da pesquisa, em 2021, o Pix tinha entrado em operação há pouco tempo. Na época, ele era usado por 46% da população e seu percentual de uso frequente era de 17%. No entanto, na atual pesquisa, o uso do Pix cresceu significativamente.

Dinheiro em espécie ainda é presente na vida dos brasileiros

Mesmo com toda a evolução tecnológica, o dinheiro em espécie ainda é bastante utilizado pelos brasileiros. Segundo o estudo, 67,6% das mulheres e 70,5% dos homens utilizam notas e/ou moedas do Real. Esse uso é mais intenso entre aqueles que possuem menor renda.

Cartões de débito e crédito são opção popular

Além do Pix e do dinheiro em espécie, os cartões de débito e crédito também são opções populares entre os brasileiros. O cartão de crédito, em particular, é a forma de pagamento mais utilizada em estabelecimentos comerciais, segundo os caixas.

Uso do dinheiro físico é maior entre idosos

De acordo com a pesquisa, o uso do dinheiro em espécie é ligeiramente maior entre os idosos, sendo utilizado por 72,7% das pessoas com 60 anos ou mais. Esse percentual cai para 68,6% entre aqueles que têm entre 16 e 24 anos.

Pesquisa ouviu duas mil pessoas

A pesquisa foi realizada pelo Banco Central e ouviu duas mil pessoas entre 28/5 e 1/7/2024. Seu objetivo é aprimorar a gestão do meio circulante brasileiro e divulgar informações sobre as características das cédulas e moedas do Real.


Publicado em:
Atualizado em: