Preços futuros do minério de ferro sobem na China
Os preços futuros do minério de ferro subiram nesta quarta-feira, com as expectativas persistentes de novos estímulos econômicos na China superando as preocupações com a escalada das tensões comerciais entre o país asiático e os Estados Unidos.
O contrato de janeiro do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrou as negociações do dia com alta de 0,43%, a 812 iuanes (111,76 dólares) a tonelada. No início da sessão, o contrato atingiu seu valor mais alto desde 8 de outubro, em 816,5 iuanes por tonelada.
O minério de ferro de referência para janeiro na Bolsa de Cingapura subiu 0,37%, para 105,5 dólares a tonelada, o nível mais alto desde 8 de novembro.
Estímulos fiscais na China impulsionam preços
As esperanças de mais estímulos fiscais da próxima Conferência Central de Trabalho Econômico na China, principal país consumidor de minério, ajudaram os preços do principal ingrediente siderúrgico a devolverem as perdas anteriores, impulsionadas pela escalada das tensões comerciais entre as duas maiores economias do mundo.
“O mercado está mantendo altas expectativas de estímulo incremental… a demanda doméstica de minério permanece resiliente”, disseram analistas da Sinosteel Futures em nota.
Oferta no exterior limita potencial de alta
Na terça-feira, a China proibiu as exportações de minerais essenciais como gálio, germânio e antimônio, que têm ampla aplicação militar, para os Estados Unidos, um dia após a mais recente repressão de Washington ao setor de chips da China.
Mas as perspectivas de aumento da oferta no exterior limitaram o potencial de alta dos preços, de acordo com analistas.
A Vale, uma das maiores fornecedoras de minério de ferro do mundo, estimou na terça-feira que produziria entre 325 milhões e 335 milhões de toneladas de minério em 2025, em comparação com cerca de 328 milhões de toneladas este ano.
“A oferta abundante e a falta de confiança do mercado pesaram sobre os preços do carvão de coque e do coque”, disseram os analistas da Galaxy Futures em nota comentando outros ingredientes siderúrgicos.
Conclusão
Os preços do minério de ferro subiram devido às expectativas de estímulos econômicos na China, apesar das tensões comerciais com os EUA. Preços do minério de ferro de referência subiram para o nível mais alto desde novembro.