PRIO divulga dados operacionais preliminares de novembro
A PRIO (PRIO3) divulgou na noite de terça-feira (3) seus dados operacionais preliminares de novembro, com uma produção diária consolidada de 76,9 mil barris de óleo equivalente por dia (boed), uma retração de 3% em relação ao mês anterior.
O Itaú BBA comenta que números operacionais de novembro foram afetados negativamente pela substituição de uma turbina em Albacora Leste e uma falha no campo de Frade.
Índices futuros dos EUA avançam antes de Livro Bege e Powell
No entanto, o BBA espera reação neutra ao números apresentados, uma vez que impacto negativo era de certa forma antecipado pelos investidores, tendo em vista que que os números diários de produção estão disponíveis no site da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Apesar dos números médios mais fracos para o mês, a produção já foi retomada para o nível de 80 mil bpd na última semana do mês (estável em comparação a outubro). O Itaú reiterou recomendação de compra e preço-alvo de R$ 71.
Na mesma linha que o BBA, a Genial Investimentos classifica os dados como neutros para a tese de Prio. “Paradas técnicas refletiram numa produção marginalmente mais baixa em comparação a outubro”, comenta a instituiçaõ financeira.
Entretanto, PRIO3 negocia a 2,7 vezes EV/EBITDA 25E (já considerando entrada de Wahoo) de acordo com as estimativas da Genial, oferecendo uma boa oportunidade de entrada no case. A casa manteve recomendação de compra e preço-alvo de R$ 70.
A XP Investimentos, por sua vez, avaliou a prévia operacional como marginalmente negativa, já que esperava que a produção permanecesse estável, em vez de um declínio sequencial.
Por outro lado, na opinião da XP, a produção de novembro não é representativa de um nível de produção normalizado de cerca de 79-80kbpd, com Frade e Albacora Leste explicando a diferença.
“Houve dois pontos de queda em Frade (média de 40 mil bpd), mas a produção se recuperou rapidamente para 41 mil bpd no final de novembro (último ponto de dados diários disponível)”, comenta a XP. “Albacora Leste (média de 25,1mil bd em novembro) continua funcionando abaixo do potencial (cerca de 28 mil bpd) devido às intervenções de intervenções de manutenção no FPSO.” A corretora acredita que a Albacora Leste pode aumentar ainda mais para cerca de 30 a 32 mil bpd com a reabertura dos poços no início de 2025.
Minicurso Renda Extra Imobiliária ensina como buscar uma renda passiva com Fundos Imobiliários começando com pouco
Júlio Rossato