Notícias

Programa Mulher Segura reduz em 37% número de feminicídios em 20 cidades do Paraná

As cidades que receberam ações do programa Mulher Segura tiveram redução de 37,93% no crime de feminicídio em 2024.

Programa Mulher Segura reduz em 37% número de feminicídios em 20 cidades do Paraná

As ações do programa Mulher Segura, desenvolvido pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp), reduziram em 37,93% o crime de feminicídio nas 20 cidades paranaenses que receberam o programa em 2024, comparado ao mesmo período de 2023. Foram preservadas 11 vidas, já que o número de ocorrências caiu de 29 para 18 casos.

O Mulher Segura tem como objetivo combater a violência contra a mulher com ações mais direcionadas, promovendo eventos educativos voltados ao enfrentamento da violência doméstica, empoderamento feminino e direitos da mulher, com oficinas de defesa pessoal, primeiros socorros e prevenção de crimes. Além disso, trabalha com reforço operacional da Polícia Militar nas ruas, visitas a vítimas e agressores, e da Polícia Civil nas investigações.

Programa presente em 20 cidades

As cidades presentes no programa são Curitiba, São José dos Pinhais, Colombo, Araucária, Almirante Tamandaré, Piraquara, Fazenda Rio Grande, Campo Largo, Paranaguá, Londrina, Apucarana, Sarandi, Maringá, Paranavaí, Campo Mourão, Cascavel, Toledo, Santa Helena, Medianeira e Foz do Iguaçu. A escolha foi feita a partir da incidência desses crimes nos últimos anos.

420 palestras realizadas

Entre abril e novembro de 2024, o programa realizou 420 palestras que impactaram mais de 51 mil pessoas em todo o Estado. Dessas, 276 foram direcionadas a mulheres, destacando questões de empoderamento, direitos femininos e prevenção da violência. A iniciativa envolve também palestras de conscientização e orientação para homens.

Projeto “De Homem para Homem”

O Mulher Segura tem também o projeto “De Homem para Homem”, que busca conscientizar o público masculino sobre seu papel na prevenção da violência de gênero e no combate às desigualdades. Em agosto de 2024, foram realizadas 144 palestras, incentivando reflexões sobre comportamentos masculinos e fomentando uma mudança cultural para prevenir crimes contra mulheres.

49 mil visitas pós-delito

Durante o programa, foram realizadas mais de 49 mil visitas pós-delito, com o objetivo de fornecer acolhimento, reforçar a proteção às vítimas e criar um ambiente de monitoramento ativo para evitar novas agressões. Essas visitas consistem na presença de policiais junto a vítimas, testemunhas e agressores após a ocorrência de episódios de violência. A importância dessas ações está em estabelecer um vínculo de confiança com a comunidade e permitir que as forças de segurança atuem de maneira mais preventiva e eficaz no combate à violência de gênero.

Parcerias

O Mulher Segura é uma parceria entre a Secretaria da Segurança Pública, o Tribunal de Justiça do Paraná, a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), a Controladoria-Geral do Estado (CGE) e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE-PR).

10.927 prisões

Entre abril e novembro de 2024, as forças de segurança do Paraná contabilizaram 10.927 prisões decorrentes de feminicídio, violência doméstica, estupro, descumprimento de medidas protetivas e falta de pagamento de pensão alimentícia.

Fonte: Agência Estadual de Notícias.


Publicado em:
Atualizado em: