Governador inaugura escola profissional em Maringá
O governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve em Maringá nesta quinta-feira, 5, para inaugurar o Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Padre Joseir Sversutti, no Jardim Olímpico. O centro de educação irá oferecer cursos técnicos integrados ao Ensino Médio.
A inauguração ocorreu às 15h. A escola possui seis mil metros quadrados de área construída, com 12 salas de aula, seis laboratórios, auditório, biblioteca, anfiteatro e quadra poliesportiva coberta.
A capacidade é para 1.260 alunos. A unidade recebeu investimento de R$ 17 milhões do Governo do Estado, através do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar).
Projeto Parceiro da Escola
O governador também falou sobre o projeto Parceiro da Escola, que tem como objetivo modernizar a gestão administrativa e a infraestrutura das escolas estaduais, garantindo que professores e gestores possam focar no ensino. Ele afirmou que a população irá aderir ao programa.
Todo pai quer colocar um filho em uma escola particular, pelo menos a grande maioria é o que a gente escuta. E o que nós estamos fazendo? Nós já estamos chegando nas escolas estaduais em um grau de qualidade das escolas particulares. E a ideia do Parceiro Escola, que é uma inovação no Brasil, nenhum estado tem isso, o Paraná vai ser pioneiro e nós já fizemos duas escolas de teste e nós temos aprovação dos diretores, dos professores, dos pais, dos alunos que viram a transformação que aconteceu é justamente trazer essa qualidade da educação privada, particular, para ajudar na gestão da escola.
Para o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, o programa tem um papel estratégico para transformar a gestão escolar no Paraná.
“Por exemplo, nas duas escolas que nós temos lá no parceiro que funciona em Curitiba e São José dos Pinhais, todos os estudantes fizeram um ENEM e boa parte deles, graças a Deus, vão conseguir no ano que vem ingressar na universidade. Além disso, programas como esse trazem mais oportunidade para o jovem. O jovem que é filho da mãe que trabalha de doméstica, que é diarista, e o pai que é caminhoneiro, que é taxista, terá uma oportunidade de seu filho se formar na universidade. Ou seja, é isso que estamos colocando. Obviamente, virou uma discussão mais ideológica e política, e por isso acaba trazendo essa discussão para dentro da escola, o que prejudica, pois não é esse o caráter. Eu sou professor da rede, sou professor concursado da rede, e isso é o melhor para a educação”, diz.
Novas escolas profissionais
O secretário de Educação do Paraná, Roni Miranda explicou que, na região, serão construídos mais de seis colégios Educação Profissional.
“Esse vai ser um projeto também inovador, que vai trazer agora as audiências públicas, será uma construção via PPP, (Participação, Público e Privado). Serão construção de 40 colégios de todo o Paraná e aqui na região vai ser mais de seis colégios. Maringá terá três, terá também em Mandaguari e Paiçandu também, que vai ser construído em colégios”, explica.
O Paraná conta com 42 mil alunos matriculados em cursos de educação profissional.
Júlio Rossato