Petrobras indica presidente do conselho para diretoria na ANP
A Petrobras (PETR4) confirmou na noite de quarta-feira que seu presidente do conselho de administração, Pietro Adamo Sampaio Mendes, foi indicado pelo Ministério de Minas e Energia para consideração da Casa Civil como proposta de nome para ocupar uma diretoria na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
“Caso a Presidência da República aprove a indicação do nome, este ainda dependerá de sabatina pelo Senado Federal e posterior nomeação pelo presidente da República”, afirmou a estatal em nota, acrescentando que Pietro Mendes segue na sua função de presidente do conselho durante esse processo.
A indicação de Mendes é a primeira de uma série de mudanças esperadas na estatal e na ANP. A percepção de que o governo Lula pode ampliar a influência do PT na petrolífera gerou repercussão no mercado financeiro ontem. Os papéis da companhia fecharam em queda de 0,96%, cotados a R$ 42,37 para PETR3, e 0,63%, a R$ 39,25 para PETR4.
Substituto seria indicado pelo PT
O substituto seria indicado pelo Partido dos Trabalhadores (PT), segundo a coluna de Malu Gaspar, e é secretário de Análise Governamental do Ministério da Casa Civil, subordinado ao ministro Rui Costa.
Para a vaga aberta no conselho, a indicação seria do advogado Benjamin Alves Rabello.
(Com Reuters)