Prefeitura de Maringá instalará 20 novos radares para melhorar segurança no trânsito
A Prefeitura de Maringá anunciou que instalará 20 novos radares de avanço de sinal em pontos estratégicos da cidade para melhorar a segurança no trânsito. Um dos pontos de fiscalização será no cruzamento das avenidas Gastão Vidigal e Petrônio Portela, onde ocorreu um acidente fatal em outubro deste ano. A jovem Isabely Felix, de 19 anos, morreu após ser atingida por um Porsche que avançou o sinal vermelho.
Os novos equipamentos estão em fase de instalação e foram escolhidos após uma análise de acidentes com mortes. Atualmente, a cidade de Maringá conta com 64 radares de avanço de sinal e, com a instalação dos novos radares, chegará a 84.
Objetivo da instalação dos novos radares
O objetivo é coibir infrações, especialmente o avanço do sinal vermelho que é considerado infração gravíssima. Além disso, a fiscalização semafórica eletrônica também flagra veículos que param sobre a faixa de pedestre durante a mudança do sinal luminoso, o que é uma infração média.
De acordo com o Portal da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), de janeiro a outubro deste ano, foram registrados 59.864 avanços de sinal e 977 paradas sobre faixa de pedestre.
Júlio Rossato