Presidente Macron busca novo primeiro-ministro
O presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou que um novo primeiro-ministro será nomeado nos próximos dias. A principal prioridade do novo governo será a aprovação do orçamento para 2025 pelo Parlamento.
Michel Barnier renuncia
Michel Barnier, veterano conservador, renunciou ao cargo de primeiro-ministro após o Parlamento votar contra seus planos fiscais, apenas três meses após sua nomeação.
Novo Orçamento
Uma lei especial para rolar o Orçamento de 2024 será apresentada até meados de dezembro. O novo governo preparará um orçamento completo no início do próximo ano, especialmente para levar em conta a inflação, para ser votado pelo Parlamento.
Macron nega responsabilidade na crise política
Macron negou ser responsável pela crise política. Ele disse que os partidos de extrema-direita e de esquerda se uniram em uma “frente antirrepublicana” para criar “uma bagunça” ao destituir Barnier. O presidente ainda afirmou que permanecerá no cargo até o final de seu mandato, em maio de 2027.
Novo governo
Macron pediu que Barnier e seu ministério permaneçam como interinos até que um novo governo seja formado. O novo governo deve representar uma variedade de partidos dispostos a participar dele ou, pelo menos, concordar em não censurá-lo.
Recuperação de alívio
Os títulos e ações franceses se recuperaram nesta quinta-feira após a destituição de Barnier. No entanto, a incerteza política pode manter o prêmio de risco dos ativos franceses elevado até possíveis novas eleições em julho.
Júlio Rossato