BYD ganha mercado na China e pode superar Ford e Honda
A principal fabricante de veículos elétricos da China, BYD, ganhou participação de mercado em novembro à medida que o maior mercado automotivo do mundo teve o crescimento mais rápido de 2024 no mês passado. O resultado prepara a BYD para superar meta global de vendas anuais e ultrapassar Ford e Honda.
Auxiliada por um mercado forte na China, a BYD está a caminho de superar meta anual de vendas de 4 milhões de veículos. A companhia vendeu 3,76 milhões de veículos nos primeiros 11 meses deste ano, incluindo 506.804 em novembro.
Impulso de vendas
Se esse impulso de vendas continuar, a BYD poderá vender mais de 6 milhões de carros nos próximos 12 meses, o que colocará a empresa no mesmo nível dos principais grupos de montadoras do mundo, como General Motors e Stellantis, de acordo com estimativas da Reuters baseadas nas vendas atuais das montadoras.
A empresa chinesa pretende vender entre 5 milhões e 6 milhões de carros em 2025, disseram os analistas do Citi após uma reunião com a administração da montadora.
Posição no mercado
No mês passado, a participação da BYD no mercado automotivo chinês, que representa mais de 90% de suas vendas totais, era de 17,1%, acima dos 12,5% em 2023, de acordo com dados da associação de montadoras de carros da China, a CPCA.
Em comparação, as duas joint ventures da Volkswagen com a SAIC e o FAW Group obtiveram uma fatia combinada de mercado de 11% de janeiro a novembro, em comparação com 14,2% no ano passado.
Aumento da produção
De agosto a outubro, a montadora acrescentou cerca de 200 mil veículos em capacidade de produção e contratou 200 mil trabalhadores para a fabricação de automóveis e peças, disse um executivo em novembro. O número total de funcionários da BYD estava próximo de 1 milhão em setembro, em comparação com cerca de 703.500 no final de 2023.
Desafios para as montadoras estrangeiras
Os esforços da companhia para aumentar a escala a ajudaram a superar os rivais em crescimento, controlar melhor os custos e vencer uma brutal guerra de preços na China que pressionou muitas montadoras estrangeiras. A BYD também solicitou cortes de preços a dezenas de seus fornecedores, de acordo com recentes relatos da mídia estatal.
No mais recente sinal do aprofundamento dos problemas das montadoras estrangeiras na China, a GM disse na semana passada que assumirá mais de 5 bilhões de dólares em encargos em sua operação na China devido a uma reestruturação e ao declínio do valor de sua joint venture, que sofre perdas e vendas decrescentes.
Júlio Rossato