Intensas chuvas no Paraná
No último final de semana, o Paraná foi atingido por fortes chuvas que acumularam até 84% acima da média histórica para dezembro em algumas regiões. Em Campo Mourão, por exemplo, choveu 313 mm entre sábado (7) e domingo (8) ante uma estimativa de 170 mm para todo o mês. Em Cianorte o total alcançou 315 mm (média de 179,1 mm). Essa foi a área com maior acumulado de água, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest).
Outras localidades também foram afetadas, como as regiões Leste, Sul e Central do estado. O acumulado em Curitiba foi de 126 mm, praticamente o volume aguardado para os 31 dias de dezembro (130 mm). No litoral, a média dos dois dias foi de 110 mm para uma expectativa mensal de 174,4 mm. Já em Guarapuava, na parte Central, choveu 150 mm de um total de 186 mm para dezembro.
A chuva foi homogênea e reflexo de um sistema frontal uniforme que fica até quarta-feira (11) no Paraná, quando começa a se dissipar para a região Sudeste do País. A trégua, porém, será curta. Na sexta-feira (13) chega uma frente fria ao Paraná, deixando o clima mais gelado, com possibilidade de tempestades na parte Oeste e novamente chuva generalizada entre sábado (14) e domingo (15). “O fim de semana também será chuvoso”, diz a meteorologista do Simepar, Júlia Crepaldi Munhoz.
Impactos da chuva
Segundo o boletim mais recente da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, 17 municípios paranaenses foram atingidos pela chuva, com 5.993 pessoas afetadas, 66 desalojadas e 681 casas danificadas. Enéas Marques, no Sudoeste, concentrou as ocorrências, com 5 mil pessoas afetadas. Em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, foram 800 pessoas, seguido de Paulo Frontin, no Sul, com 80.
Previsão para o fim do mês
Para a segunda quinzena do mês, a tendência é que os acumulados de chuva fiquem dentro ou abaixo da média climatológica, com temperaturas também acompanhando a média prevista para dezembro. A previsão é que as chuvas voltem no final de semana, com possibilidade de tempestades.
Júlio Rossato