Mondelez pode adquirir Hershey
A Mondelez International, empresa de salgadinhos e doces, está explorando a aquisição da icônica fabricante de chocolates norte-americana Hershey, em um possível acordo que criaria uma gigante de alimentos com vendas combinadas de quase US$50 bilhões, segundo pessoas familiarizadas com o assunto.
A Hershey tem um valor de cerca de US$45 bilhões, incluindo dívidas. Qualquer acordo exigiria o apoio da Hershey Trust Co., que possui quase todas as ações Classe B da Hershey, dando-lhe cerca de 80% do poder de voto da empresa. As deliberações estão nos estágios iniciais e não há certeza de que as discussões levarão a um acordo, disseram as pessoas.
Mondelez e Hershey
A Mondelez, com sede em Chicago, fez uma abordagem preliminar sobre uma possível combinação, disseram as pessoas, que pediram anonimato porque as discussões são privadas. Não é a primeira vez que a Mondelez busca um acordo para adquirir a Hershey. Em 2016, a empresa afastou-se das discussões sobre uma possível aquisição depois de ver uma oferta de US$23 bilhões rejeitada pela fabricante de chocolate. A Hershey é conhecida por suas marcas de chocolate e doces, incluindo Hershey's Kisses, Reese's Peanut Butter Cups e PayDay. Expandiu seu portfólio de doces em novembro com a aquisição da Sour Strips.
Indústria de alimentos embalados
A indústria de alimentos embalados tem lutado com volumes em declínio, desaceleração do crescimento e enfraquecimento do consumidor global. A Mondelez fabrica biscoitos Ritz e biscoitos Oreo, bem como barras de chocolate Toblerone. A empresa é “receptiva a aquisições” e tem capacidade de endividamento para fusões e aquisições, à medida que busca expandir suas divisões de chocolates, biscoitos e salgadinhos assados. A Hershey foi atingida por preços recordes do cacau, que caíram de seus picos, mas permanecem significativamente elevados em comparação com os anos anteriores. Os custos do açúcar também são altos. No mês passado, a Hershey cortou sua perspectiva de crescimento das vendas líquidas e lucros, à medida que os consumidores cansados da inflação observam seus orçamentos.
Júlio Rossato