Novo programa de computador reduz tempo de análise de DNA em minutos
Uma pesquisa na área de biotecnologia iniciada em 2021, realizada pelo doutorando Clenivaldo Pires da Silva na Universidade Estadual de Maringá (UEM), resultou no desenvolvimento do programa de computador Gel Analysis App - Molecular Analysis Automation System.
O software reduz consideravelmente o tempo de leitura de géis de eletroforese - técnica laboratorial usada para separar proteínas com base em seu tamanho, carga elétrica ou outras propriedades em análises.
Com ele, a análise de DNA, que pode levar até uma semana, teve a duração do processo reduzida para apenas alguns poucos minutos.
Inteligência Artificial
Um dos diferenciais do software é que, por meio da Inteligência Artificial (IA), ele faz identificações e anotações automatizadas do que são poços, marcadores de peso e bandas, realizando a leitura de géis com pouca intervenção humana. Além disso, o programa tem interface fácil e intuitiva.
Aplicações
Através do Gel Analysis, é possível fazer uma análise de diversidade genética, identificando igualdades e diferenças entre os indivíduos. O programa integra a análise dos fragmentos de DNA amplificados com a análise genética. “Temos várias aplicações, como por exemplo, marcadores para doenças e até mesmo teste de paternidade”, comenta Claudete Aparecida Mangolim, orientadora do projeto.
Funcionalidades
O software Gel Analysis APP tem as seguintes funcionalidades para interpretações de géis de eletroforese: recorte de imagens; aplicação de filtros de suavização; transformação das imagens em tons de cinza; ajuste de cores, brilhos e nitidez; leitura, interpretação e análise automática dos resultados obtidos por meio de imagens digitalizadas de géis de eletroforese; reconhecimento de poços e marcadores com muita precisão; gera matriz de similaridade e dissimilaridade; e gera árvores de filogenéticas.
Registro e licença
A nova tecnologia está registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e integra o portfólio de tecnologias do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da UEM. Os pedidos de licença para uso do software devem ser encaminhados diretamente ao NIT pelo e-mail nit@uem.br.
Júlio Rossato