Notícias

Brasil tem 11% de crescimento no rebanho de gado confinado

O censo de confinamento da dsm-firmenich aponta um crescimento de 11% no rebanho de gado confinado no Brasil, com destaque para o Centro-Oeste.

Brasil tem 11% de crescimento no rebanho de gado confinado

O Brasil atingiu um rebanho de 7,96 milhões de cabeças de gado confinado neste ano, o que representa um crescimento de 11% sobre os 7,2 milhões contabilizados no ano passado. A estimativa é do censo de confinamento realizado pela empresa global de nutrição animal dsm-firmenich. Segundo a companhia, a taxa de evolução superou a média histórica de 9%.

Destaque para o Centro-Oeste

No corte regional, o Centro-Oeste continuou a liderar em volume de gado confinado, com 46,9% do total, ante 27% do Sudeste. O censo apontou que a maior taxa de crescimento foi alcançada pelo Mato Grosso, seguido por Pará, São Paulo e Tocantins.

Crescimentos mais acentuados em áreas de grandes confinamentos

Continuou neste ano a tendência de crescimentos mais acentuados em áreas de grandes confinamentos (acima de 10 mil cabeças), enquanto foi registrada estabilidade no espaços menores.

17 maiores produtores abrigam 1,458 milhões de cabeças

Os 17 maiores produtores abrigam 1,458 milhões de cabeças e os 100 maiores representam quase metade (49%) do rebanho confinado brasileiro.

Exportação em alta

A exportação subiu na segunda metade do ano, chegando a representar mais de 40% do total comercializado, acima da média histórica de 30%. Embora a China deva continuar como destaque entre os mercados para a carne bovina brasileira em 2025, é possível prever que a diversificação de destino será uma marca nos anos à frente.

Mercado dos EUA aumentando as compras

O mercado dos EUA vem aumentando as compras, especialmente de carnes nobres.


Publicado em:
Atualizado em: