CineUEM inicia Mostra de Cinema Brasileiro
Nesta quarta-feira, 11, o CineUEM – Projeto de Extensão do Curso de Comunicação e Multimeios da Universidade Estadual de Maringá (UEM) – dá início à Mostra de Cinema Brasileiro, com a exibição de filmes produzidos durante o Cinema Retomada. A Mostra marca a inauguração da Sala Cine UEM, um grande passo para o projeto e para a promoção do audiovisual na UEM e região.
Programação
A programação das mostras passará por diversos períodos do cinema nacional e inclui filmes que percorrem diferentes vozes do cinema brasileiro, explorando temas como o Cinema Novo, produções LGBTQIA+, indígenas e de direitos humanos. A programação inicia explorando títulos do Cinema da Retomada, com a primeira exibição de um período que revitalizou o cinema brasileiro e trouxe produções marcantes. O primeiro filme a ser exibido será ‘Terra Estrangeira’, de Walter Salles.
Terra Estrangeira
Sucesso de 1995 e premiado internacionalmente, ‘Terra Estrangeira’ conta a história de Paco (Fernando Alves Pinto), um jovem que decide deixar o Brasil e ir para a Europa tentar conhecer a terra natal de sua mãe. Afetado pela situação econômica do país no início dos anos 1990, Paco encontra dificuldades para pagar sua viagem e, por isso, aceita entregar um pacote misterioso em Portugal, em troca de dinheiro. Primeiro filme de Walter Salles (co-dirigido por Daniela Thomas) com Fernanda Torres, Terra Estrangeira foi selecionado para mais de 40 festivais de cinema pelo mundo.
Ainda dentro da mostra estão os títulos ‘Auto da Compadecida’, ‘Bicho de 7 Cabeças’ e ‘O que é isso companheiro?’. Esses filmes fazem parte do Cinema Retomada, produzidos após o fim da Embrafilme (Empresa Brasileira de Filmes S.A.) pelo governo de Fernando Collor, em 1990.
Inauguração da Sala CineUEM
A programação faz parte das comemorações de inauguração da Sala CineUEM, localizada no auditório das antigas instalações da FADEC, no Bloco B36, onde acontecerão as exibições a partir das 19h30. O projeto, que desde 2019 atua promovendo debates de temáticas diversas a partir do olhar audiovisual, estreia seu espaço físico conquistado através de incentivo federal com o apoio da Lei Paulo Gustavo.
Outras sete mostras já têm data marcada com o objetivo de fortalecer a cultura cinematográfica maringaense.
Informações importantes
- Data: Quarta-feira, 11 de dezembro
- Horário: 19h30
- Local: Sala CineUEM, Bloco B36, Universidade Estadual de Maringá (UEM) | Av. Colombo, 5790
- Entrada gratuita
Para ficar por dentro de tudo, acompanhe @cineuem no Instagram.
Júlio Rossato