Notícias

Nomeado líder da SEC culpa governo dos EUA pelo colapso da exchange de criptomoedas FTX

Paul Atkins, escolhido por Trump para liderar a SEC, culpa o governo dos EUA pelo colapso da FTX.

Nomeado líder da SEC culpa governo dos EUA pelo colapso da exchange de criptomoedas FTX

Paul Atkins, escolhido por Donald Trump para liderar a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC, na sigla em inglês), culpou um suspeito incomum pelo colapso da exchange de criptomoedas FTX, de Sam Bankman-Fried: o próprio governo dos EUA.

Atkins, de 66 anos, teve uma visão privilegiada do desastre da FTX, que ainda ressoa no mundo dos ativos digitais. Sua empresa de consultoria baseada em Washington, Patomak Global Partners, está listada como credora na falência da FTX devido a um contrato de consultoria de aconselhamento de diretoria datado de janeiro de 2022, cerca de 10 meses antes do colapso da empresa de Bankman-Fried. Além disso, a Patomak também atuou como lobista da FTX, de acordo com documentos judiciais.

Regulação de criptomoedas

“O colapso da FTX foi essa debacle internacional porque, eu acho, os EUA não tornaram nossas regras adequadas a essa nova tecnologia”, disse Atkins em um podcast no ano passado, reconhecendo que o comportamento fraudulento de Bankman-Fried estava no centro do colapso da exchange.

As declarações ecoam anos de queixas de executivos da indústria de criptomoedas sobre o que consideram áreas cinzentas legais que cercam os ativos digitais e ressaltam como a perspectiva regulatória pode mudar dramaticamente com o retorno de Trump à Casa Branca. O ex-cético das criptomoedas prometeu apoiar a indústria e nomear reguladores que amem criptomoedas, uma reversão acentuada da repressão da administração Biden após o colapso da FTX e várias outras falências que custaram bilhões de dólares aos investidores de criptomoedas.

Nomeação recebida com festa na comunidade cripto

A nomeação de Atkins foi recebida com festa na comunidade cripto, como evidenciado por um aumento nos preços que enviou o Bitcoin acima de US$ 100 mil pela primeira vez nas horas após o anúncio. A Patomak também havia aconselhado anteriormente a Reserve, uma empresa de stablecoin baseada em blockchain.

Opiniões divergentes

Enquanto a indústria de criptomoedas espera um ambiente regulatório mais amigável, Mark Hays, diretor associado de criptomoedas e tecnologia financeira do grupo de vigilância Americans for Financial Reform, alertou que existem riscos nisso.

“O apoio total de Atkins à indústria e seu histórico de apoio ao que consideraríamos medidas de desregulamentação para outras partes da indústria financeira é preocupante”, disse Hays. “O amplo e sistêmico histórico de fraudes e má gestão da indústria significa que os reguladores devem manter uma vigilância próxima sobre este setor e garantir que a supervisão robusta e a responsabilidade sejam a prioridade.”


Publicado em:
Atualizado em: