O Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB, na sigla em russo) afirma ter desmontado um esquema internacional de fraudes de uma rede de call centers que fez mais de 100 mil vítimas em mais de 50 países, incluindo Brasil, Reino Unido, Canadá, Índia, Japão e nações da União Europeia.
Segundo declaração do FSB à agência de notícias russa Tass, o grupo criminoso agia para beneficiar o ex-ministro da Defesa da Geórgia, David Kazerashvili, que ocupou o cargo entre 2006 e 2008. As fraudes, sob o pretexto de transações de investimento, geravam uma renda de US$ 1 milhão (R$ 6,05 milhões) por dia, ainda de acordo com o FSB.
Call centers na Rússia
As autoridades russas alegam que os chefes dos call centers que funcionavam na Rússia foram identificados – cidadãos de Israel e Ucrânia (um deles detido) e de Israel e Geórgia (outro declarado procurado) – e que 11 gerentes e funcionários desses call centers foram presos.
Os investigadores abriram um processo criminal sob o artigo 210 do Código Penal Russo (“Organização de uma Rede Criminosa”), artigo 159 (“Fraude em Grande Escala”) e artigo 207 (“Relato Falso Consciente de um Ato Terrorista”).
Caso de fraude
Segundo o FSB, em 2022, agindo sob as instruções do Serviço de Segurança da Ucrânia, o grupo organizou a “disseminação de mensagens anônimas sobre ataques terroristas iminentes em instalações de infraestrutura crítica em Moscou, Kursk, Bryansk e Belgorod”.
Anteriormente, o tribunal de Lefortovo, em Moscou, prendeu David Kazerashvili à revelia em um caso de fraude, e ele é procurado na Rússia.