Ibovespa fecha em alta puxado pela Petrobras
O Ibovespa encerrou em alta de 1,06% nesta quarta-feira, ultrapassando os 130 mil pontos momentaneamente. A bolsa foi impulsionada pela Petrobras, que teve um dos maiores suportes, graças ao avanço dos preços do petróleo no mercado exterior.
A queda nas taxas dos contratos de DI de prazos mais longos também contribuiu para o viés positivo na bolsa de valores de São Paulo, onde os agentes financeiros encerraram o pregão aguardando a divulgação da decisão de política monetária do Banco Central.
Ibovespa encerra em alta
O índice de referência do mercado acionário brasileiro, Ibovespa, encerrou em alta de 1,06%, atingindo 129.593,31 pontos. O volume financeiro somou 29,2 bilhões de reais.
Entrada líquida de capital externo nas ações brasileiras
Números da B3 mostram entrada líquida de capital externo nas ações brasileiras em dezembro, com saldo positivo em 1,94 bilhão de reais até o dia 9. No ano, porém, o déficit ainda é de 31,87 bilhões de reais.
Decisão do Copom
A expectativa do mercado era de uma aceleração no ritmo de alta da Selic nesta quarta-feira, em meio à piora das expectativas de inflação, entre outros fatores. Após o fechamento do mercado, o Banco Central anunciou a elevação da Selic em 1 ponto percentual, a 12,25% ao ano, prevendo mais duas altas equivalentes.
Destaque para Petrobras PN e Itaú Unibanco PN
Entre os destaques do dia, Petrobras PN subiu 1%, enquanto Itaú Unibanco PN avançou 0,97%, com o setor como um todo também ganhando força à tarde. Além disso, a TOTVS ON valorizou-se 7,37%, HAPVIDA ON avançou 5,95% e VALE ON caiu 1,56%.
Júlio Rossato