Investidores aguardam divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI) nos EUA
Os índices futuros dos EUA operam sem direção única nesta quarta-feira (11), enquanto investidores aguardam a divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) para obter pistas sobre se o Federal Reserve (Fed, banco central americano) cortará ou manterá as taxas de juros na próxima semana.
Os futuros de fundos do Fed estão precificando uma probabilidade de mais de 85% de que o banco central reduza as taxas de juros nessa reunião, de acordo com a FedWatch Tool da CME.
Os investidores também observarão os dados mensais do orçamento federal esperados para hoje. Na temporada de lucros corporativos, eles monitorarão os resultados da Adobe previstos para serem divulgados após o fechamento do pregão.
Desempenho dos mercados asiáticos
As ações em Hong Kong caíram, enquanto as chinesas registraram alta nesta quarta-feira, quando teve início uma reunião econômica anual em Pequim. Os mercados de Taiwan e Austrália também recuaram, enquanto as ações sul-coreanas avançaram pelo segundo pregão consecutivo, dando sequência a uma recuperação após a breve imposição de lei marcial na semana passada, que desencadeou uma crise política no país.
O presidente chinês, Xi Jinping, lançou uma investigação contra a Nvidia e impôs restrições à exportação de materiais raros com aplicações militares, ganhando terreno em uma potencial guerra comercial com os Estados Unidos. Além disso, Pequim limitou a venda de componentes estratégicos usados na fabricação de drones para os EUA e Europa.
Desempenho dos mercados europeus
Os mercados europeus operam ligeiramente em baixa, enquanto os investidores aguardam os últimos dados de inflação dos EUA. Já o Banco Central Europeu (BCE) decide os rumos dos juros amanhã (12).
Desempenho dos preços do petróleo e do minério de ferro
Os preços do petróleo avançam com agentes do mercado esperando que a demanda aumente na China no ano que vem, depois que Pequim anunciou uma política monetária mais flexível para estimular o crescimento econômico. As cotações do minério de ferro na China fecharam no vermelho, enquanto otimismo com estímulo de Pequim desaparece. Já o minério de ferro de referência SZZFF5 para janeiro na Bolsa de Cingapura caiu 0,27%, para US$ 105,1 a tonelada. Em uma de suas declarações mais moderadas em mais de uma década, os líderes chineses sinalizaram na segunda-feira que estão prontos para implementar qualquer estímulo necessário para conter o impacto das tarifas comerciais esperadas dos EUA no crescimento econômico do próximo ano.
(Com Reuters)
Júlio Rossato