Consórcio é opção de investimento para quem busca bens de luxo
Falar sobre consórcio não é mais para quem não tem dinheiro ou disciplina para economizar. O consórcio tem se tornado uma opção para quem busca bens de luxo, mesmo com recursos disponíveis, devido ao custo de oportunidade de ficar sem liquidez ou resgatar aplicações rentáveis.
Segundo Caio Souza, Head de Consórcios da XP, as pessoas que têm uma boa renda e sabem trabalhar com o dinheiro na linha do tempo têm escolhido o consórcio como uma ferramenta eficiente de gestão patrimonial.
A Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios (ABAC) comprova a crescente demanda por essa forma de autofinanciamento. Em outubro de 2024 havia cerca de 11,1 milhões de consorciados nos grupos em andamento em todo o Brasil, um aumento de 10% comparado a um ano atrás.
Perfis de consórcios
No mercado, existem três tipos principais de consórcios – de automóveis, de imóveis e de serviços, mas há subclassificações dentro das categorias, tornando a modalidade flexível e capaz de atender a diversas demandas.
“Você pode utilizar o consórcio para os mais variados fins. A modalidade é viável para a aquisição de imóveis urbanos, rurais, reformas, aviões, embarcações, maquinários, celulares, equipamentos eletrônicos, bem como para procedimentos como cirurgias estéticas e tratamentos ortodônticos, por exemplo”, explica Souza.
Investimento em imóveis de alto padrão
O consórcio pode ser uma opção interessante para quem busca investir em imóveis de alto padrão. A média do metro quadrado da categoria ficou entre R$ 13 mil e R$ 28 mil nas 10 maiores cidades brasileiras no primeiro semestre deste ano, de acordo com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC).
“Em muitos casos, pode haver um ganho financeiro considerável se compararmos o valor efetivo do consórcio e o retorno com aluguel e valorização do imóvel. E há também aquele cliente que tem um ativo financeiro com rentabilidade maior do que o custo real da operação”, analisa Souza.
Independentemente do público a que o consórcio se destina, uma consultoria bem feita é fundamental para que o produto atinja o seu objetivo, seja ele o simples planejamento de uma compra ou uma estratégia de diversificação mais sofisticada.