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Estudo mostra que empresas brasileiras ainda estão em fase de descoberta da IA

Apenas 14% das empresas brasileiras estão tratando a IA de forma adequada, segundo estudo da Fundação Dom Cabral em parceria com a Meta. O levantamento envolveu 200 companhias de diversos setores que, juntas, faturam mais de R$ 700 bilhões.

Embora a Inteligência Artificial seja vista como essencial para as operações em 95% das empresas, apenas 14% estão tratando o tema de forma adequada. Esta é a conclusão do Estudo sobre Inovação e Inteligência Artificial Aplicada para mapear o índice de transformação digital (DXi) das empresas brasileiras.

O levantamento envolveu 200 companhias de diversos setores que, juntas, faturam mais de R$ 700 bilhões, e foi realizado pela Fundação Dom Cabral, em parceria com a Meta, empresa de tecnologia e inovação.

Uso de IA pelas empresas brasileiras

De acordo com a pesquisa, a grande maioria das organizações ainda está em fase de descoberta da tecnologia, sem uma definição de direção, objetivos ou orçamento estabelecido para projetos prioritários de IA.

O estudo mostra ainda que a IA deixa de ser vista apenas como uma vantagem competitiva e passa a ser considerada necessidade estratégica para as empresas, com foco na eficiência e nos ganhos de curto prazo. E revela que companhias brasileiras têm se concentrado no uso de soluções de IA básicas voltadas para a interação com o consumidor.

Entre os respondentes, 70% afirmam que utilizam chatbots para simplificar, suportar e automatizar tarefas; 62% usam IA para análise preditiva, com foco na previsão de demandas, otimização de operações e melhoria de processos decisórios; e 38% trabalham com desenvolvimento de agentes de IA para aprimorar a automação de tarefas e suporte em processos mais complexos.

Obstáculos para implementação de IA

Os principais obstáculos apontados para implementação de IA foram: a falta de conhecimento especializado (48%), o custo considerado alto (17%) e a preocupação com a integração desta tecnologia com outros sistemas já usados no dia a dia das empresas (15%).

Comentários dos especialistas

Para Telmo Costa, CEO da Meta, o uso de IA orientada a objetivos claros de negócios e através de uma abordagem estruturada, tornou-se uma prioridade nas empresas. Já Hugo Tadeu, professor e diretor do Núcelo de Inovação e Tecnologias Digitais da FDC, afirma que a importância das equipes de tecnologia adotarem soluções simples, viáveis e alinhadas ao planejamento estratégico seria absolutamente determinante para o sucesso da IA.


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