Inmet emite alertas de tempestade no Paraná
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de tempestade e um de chuvas intensas para algumas cidades do Paraná, sendo um laranja e dois amarelos. Isso porque, a previsão é que a chuva continue na Cidade Canção até sábado, 14. Veja no fim da reportagem a lista com todos os municípios afetados.
Alerta laranja
Um alerta na categoria laranja, com grau de severidade de perigo potencial, entrou em vigor às 10h desta sexta-feira, 13, e segue até 10h desse sábado, 14. O alerta laranja de tempestade do Inmet, que abrange boa parte do Paraná, prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou de 50 e 100 mm/dia, além de de ventos intensos, podendo variar de 60 km/h a 100 km/h. Possíveis quedas de granizo não estão descartadas.
Alerta amarelo
Outro alerta na categoria amarela também com risco de tempestade começou a valer nesta sexta-feira, 13, às 10h e segue até 10h desse sábado, 14. A previsão inclui chuva entre 30 e 60 mm/h ou de 50 e 100 mm/dia, além de de ventos intensos, podendo variar de 60 km/h a 100 km/h. Possíveis quedas de granizo não estão descartadas.
Alerta amarelo para chuvas intensas
O instituto ainda prevê mais um alerta amarelo referente a chuvas intensas. O Inmet emitiu um aviso que entrou em vigor nesta sexta-feira, 13 às 10h01 e segue até sábado, 14, às 3h. O alerta prevê chuvas entre 20 e 30 mm/h, podendo atingir até 50 mm no total ao longo do dia, além de ventos intensos, com velocidades entre 40 e 60 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Precauções
De acordo com o Inmet, em caso de rajadas de vento, é importante tomar algumas precauções para garantir sua segurança. Não se abrigue debaixo de árvores, pois há um leve risco de queda e descargas elétricas. Além disso, evite estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é recomendável não utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante esse período.
Contato
Para mais informações, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Créditos
Publicado primeiro em GMC Online. Por favor, não se esqueça dos devidos créditos.