Prefeitura de SP recua de projeto de ceder Largo da Batata à PepsiCo
A Prefeitura de São Paulo desistiu do projeto de ceder o Largo da Batata, localizado em Pinheiros, para a PepsiCo explorar sua marca. O projeto gerou polêmica por ter sido concedido sem licitação e por parecer que a prefeitura estava vendendo um espaço público para uma empresa privada.
O contrato firmado com a PepsiCo previa que toda a mobília urbana do Largo da Batata, incluindo bancos, mesas e equipamentos de ginástica, poderia ser explorada pela marca. Em troca, a empresa se comprometeria em realizar melhorias e manutenção do espaço, além da implementação de Wi-Fi, totalizando um investimento de R$ 1,1 milhão por 24 meses.
A comissão de proteção à paisagem urbana, que precisa ser consultada em casos de ativações publicitárias em espaços públicos, ainda não havia se manifestado sobre o assunto. O valor do projeto foi criticado por urbanistas e vereadores da oposição.
A PepsiCo ainda não se manifestou sobre a decisão da prefeitura de suspender o projeto.
Júlio Rossato