Notícias

François Bayrou é nomeado primeiro-ministro da França

Bayrou enfrentará um parlamento dividido e rebelde e sua primeira tarefa será aprovar o orçamento para 2025.

Bayrou assume o cargo

François Bayrou, o veterano de centro, foi nomeado o novo primeiro-ministro da França. Bayrou enfrentará um parlamento dividido e rebelde, e sua primeira tarefa será aprovar um orçamento para 2025.

Nomeação do governo

Bayrou deve nomear um governo que terá o apoio de uma minoria no parlamento e estará vulnerável a ataques de opositores de extrema-direita e de esquerda. A destituição do seu antecessor Michel Barnier, a primeira vez que o parlamento francês votou pela destituição de um governo desde 1962, pareceu surpreender até mesmo aqueles que estavam por trás da medida.

Opiniões sobre Bayrou

Um assessor de Macron disse que Bayrou era o “candidato mais consensual, capaz de unir as pessoas”. Os socialistas dizem que Bayrou representa mais do mesmo. No passado, Bayrou falou duramente sobre os riscos representados pela crescente dívida da França. Ele atribuiu grande valor à manutenção da paz, mas manter a paz em uma Assembleia Nacional dominada por três facções em conflito será quase impossível.

Desafios

A resistência dos legisladores ao projeto de lei orçamentária de 2025 levou à queda de Barnier e os líderes de esquerda dizem que podem tentar derrubar Bayrou caso ele também use poderes constitucionais especiais para aprovar o orçamento sem votação no parlamento. A agência de classificação Moody’s cortou a nota de crédito da França em um nível, dizendo que a queda do governo Barnier reduziu as chances de melhoria significativa nas finanças públicas francesas.


Publicado em:
Atualizado em: