Notícias

Maioria dos brasileiros desinformados sobre investigações de golpe

Pesquisa do Ipec mostra que 65% dos brasileiros estão pouco ou nada informados sobre investigações da PF de golpe em 2022. Levantamento também revela divisão sobre envolvimento de Bolsonaro.

Maioria dos brasileiros desinformados sobre investigações de golpe

Uma pesquisa nacional feita pelo Ipec entre os dias 5 e 10 de dezembro com 2 mil pessoas revelou que a maioria (65%) dos brasileiros está “pouco” ou “nada informada” sobre as investigações da Polícia Federal (PF) sobre a tentativa de golpe em 2022. As entrevistas da pesquisa foram feitas antes da prisão do general Braga Netto no sábado (14). O ex-ministro do governo Bolsonaro foi acusado de interferir na investigação.

De acordo com o levantamento noticiado na coluna Lauro Jardim do jornal O Globo deste domingo (15), os brasileiros se mostram divididos sobre a participação ou não do ex-presidente Jair Bolsonaro no planejamento de um golpe (43%) ou se ele está sendo “perseguido politicamente” (42%).

Apesar das dúvidas e desinformação, 80% dos entrevistados entendem que os envolvidos “deveriam ser julgados e punidos conforme a lei”.

Confiança no STF

O Ipec também perguntou sobre a confiança dos entrevistados nas decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) que envolvem políticos. Apenas 23% afirmaram acreditar que os ministros do STF são isentos e não favorecem os políticos.


Publicado em:
Atualizado em: