Os melhores jogos de 2024
O ano passado foi marcante para a indústria de videogames com diversos lançamentos de destaque conquistando sucesso comercial e de crítica, como “Baldur’s Gate 3” e “The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom”. Embora este ano tenha sido menos favorável, com o crescimento dos custos de desenvolvimento de jogos impactando negativamente os resultados financeiros de diversos estúdios, ainda assim, foram lançados inúmeros jogos inovadores e repletos de histórias envolventes.
Animal Well
Uma única sessão de jogo de “Animal Well” agrada bastante. O game se apresenta como um retorno pixelado aos quebra-cabeças do estilo “Metroidvania”, em que os jogadores atravessam um labirinto complexo de salas em busca de power-ups que abrirão novos caminhos e segredos.
Astro's Playroom
Astro Bot, o personagem de diversas demonstrações tecnológicas, recebeu pouca atenção até o lançamento de Astro’s Playroom, em 2020, um jogo gratuito que vinha instalado de fábrica nos consoles PlayStation 5. O resultado é uma aventura peculiar e alegre que parece um sucessor espiritual dos jogos Super Mario Galaxy, da Nintendo.
Balatro
Ninguém poderia imaginar que, em 2024, um dos jogos mais viciantes da história recente seria um jogo de cartas que reinventaria o pôquer. Ainda assim, Balatro vendeu mais de 2 milhões de cópias, graças às cartas curinga que permitem aos jogadores manipularem as regras do jogo a seu favor.
Elden Ring
Em 2022, os jogadores teriam compartilhado uma ilusão coletiva quando “Elden Ring” foi lançado com ótimas críticas apesar de sua dificuldade implacável e regras enigmáticas? De jeito nenhum. O retorno a “Lands Between” na expansão “Shadow of the Erdtree” confirmou que a fórmula refinada por Hidetaka Miyazaki permanecia irresistivelmente cativante.
Final Fantasy VII: Rebirth
Nostalgia não é apenas uma força poderosa, mas também uma mina de ouro, como demonstram as inúmeras novas versões e continuações lançadas pela indústria do entretenimento. Mas há algo especial com “Final Fantasy VII: Rebirth”, que cola em você, mesmo depois de meses jogando.
Helldivers 2
Mais de 12 milhões de jogadores enfrentaram hordas de insetos alienígenas e soldados robôs na galáxia em “Helldivers 2”. Um design engenhoso incentiva jogadores de todo o mundo a cooperarem em missões que frequentemente testam os limites de suas habilidades, resultando em batalhas intensas e tiroteios emocionantes.
Metaphor: ReFantazio
Com inimigos inspirados nas pinturas de Hieronymus Bosch e uma narrativa que incorpora um toque dickensiano sobre a impotência política, “Metaphor: ReFantazio” surpreende o tempo todo.
Prince of Persia: The Lost Crown
Um dos jogos mais subestimados do ano, “Prince of Persia: The Lost Crown” é uma excelente adição à consagrada série. O protagonista, Sargon, explora uma cidade sagrada em forma de labirinto, onde o tempo parece não ter importância ou, pelo menos, tem um significado diferente para seus companheiros.
Silent Hill 2
Quando o “Silent Hill 2” original foi lançado em 2001, ele foi imediatamente aclamado por sua história psicologicamente envolvente, oferecendo reflexões mais profundas sobre a condição humana do que muitos dos jogos de terror e zumbis da época. A nova versão lançada este ano é um refinamento meticuloso dos elementos que tornaram o original tão impactante.
Little Caz
O azarado eletricista Caz encontra-se preso em uma perigosa plataforma de petróleo em colapso ao largo da costa escocesa. Por meio dos olhos de Caz, o jogador enfrenta o terror de criaturas subaquáticas e cenas de sangue, contando com pouco mais do que uma lanterna e, ocasionalmente, um martelo como defesa.