Bolsas de Valores dos EUA apresentam leves ganhos
Os índices futuros dos Estados Unidos apresentam leves ganhos no início de uma semana decisiva para a política monetária do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA). A expectativa é de uma redução de 0,25 ponto percentual na taxa de juros americana, ajustando o intervalo da taxa de juros para 4,25% a 4,5%, impulsionada por dados mistos sobre a inflação e o mercado de trabalho.
Os traders estarão atentos à coletiva de imprensa do presidente do Fed, Jerome Powell, para obter pistas sobre a trajetória das taxas de juros. Nesta segunda-feira, os investidores terão acesso a dados econômicos atualizados, incluindo as leituras preliminares do índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês).
Desempenho dos mercados futuros
Os mercados da Ásia-Pacífico encerraram em queda após a divulgação de dados decepcionantes de vendas no varejo da China. Embora as vendas tenham aumentado 3% em relação ao ano passado, isso ficou aquém das previsões de crescimento de 5% por economistas pesquisados pela Bloomberg. O Banco do Japão (BOJ) provavelmente manterá as taxas de juros quando divulgar sua decisão na quinta-feira, enquanto o Banco Popular da China (PBOC) anunciará suas taxas preferenciais de empréstimo na sexta-feira.
Os mercados europeus operam em queda, depois que as ações chinesas caíram após dados decepcionantes de vendas no varejo. Os traders na Europa também estão cautelosos após a Moody’s ter cortado a nota de crédito da França e antes de um voto de confiança no chanceler alemão Olaf Scholz.
Preços do petróleo e minério de ferro
Os preços do petróleo operam em baixa após um avanço semanal, já que os EUA sinalizaram sanções mais rígidas ao petróleo bruto russo e as autoridades chinesas prometeram reforçar a economia do país. As cotações do minério de ferro na China fecharam em alta, com a retomada das esperanças de flexibilização monetária por lá, superando a fraca demanda no curto prazo e os dados imobiliários sombrios que haviam levado os preços aos níveis mais baixos na semana anterior.
Bitcoin ultrapassa US$ 106.000
O Bitcoin ultrapassou US$ 106.000 no domingo, após o anúncio de um plano por parte de Trump para criar uma reserva estratégica de Bitcoin nos EUA, semelhante à reserva estratégica de petróleo.
(Com Reuters e Bloomberg)