Como consultar o número do PIS
Se você perdeu o número do PIS, necessário para receber benefícios como seguro-desemprego e abono salarial, saiba como consultá-lo.
O que é o PIS/PASEP?
O PIS/PASEP são depósitos feitos por empresas privadas e órgãos públicos em um fundo específico para financiar o seguro desemprego, abono salarial e participação na receita de empresas privadas e públicas.
Requisitos para receber o benefício
Para ter direito ao benefício, é preciso cumprir os seguintes requisitos:
- Ser cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos.
- Ter exercido trabalho remunerado para pessoa jurídica por 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para a apuração do benefício.
- Ter recebido até dois salários mínimos durante o ano-base de apuração do benefício.
- O empregador precisa ter informado corretamente os dados do trabalhador na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) ou no eSocial.
Como consultar o número do PIS
- Aplicativo CTPS Digital: faça o login com a sua conta Gov.br utilizando o seu CPF e clique no ícone “+” ao lado de qualquer contrato seu.
- Aplicativo FGTS: faça o login na conta Gov.br e selecione “endereço e dados pessoais”.
- Aplicativo Caixa Trabalhador: informe o CPF para fazer o login e escolha a opção “Meu NIS”.
- Aplicativo Meu INSS: faça o login com CPF e senha e selecione “meu cadastro”.
- Telefone 0800 726 0207: para falar com um atendente, ligue de segunda a sexta-feira, entre 8h e 21h, ou aos sábados, das 10h às 16h.
- Telefone 135: ligue para a Previdência Social e selecione “outros assuntos” ou disque 0 para falar com um atendente.
- CNIS: acesse o site e selecione a opção “Filiado” para informar o NIS e os dados solicitados.
- Documentos como extratos do FGTS, Cartão Cidadão e holerites.