Mercados aguardam decisão do Fed
O Ibovespa Futuro abre em queda, enquanto os investidores ajustam posições antes da decisão sobre juros do Federal Reserve (Fed), prevista para quarta-feira. Além disso, os investidores digerem a alta hospitalar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dados fracos da China e o anúncio de uma nova intervenção cambial do Banco Central.
Decisão do BC
Na semana passada, o Banco Central acelerou o ritmo de aperto nos juros e elevou a taxa Selic em 1,00 ponto percentual, a 12,25% ao ano, e surpreendeu ao prever mais duas altas da mesma magnitude à frente. Investidores nacionais devem reagir também à decisão do BC de fazer novo leilão de dólares com compromisso de recompra nesta segunda-feira, quando serão ofertados 3 bilhões de dólares ao mercado no que será o terceiro pregão consecutivo com intervenções no câmbio.
Mercados internacionais
As projeções dos analistas para a taxa Selic em 2025 voltaram a subir, enquanto as estimativas para o câmbio avançaram nos quatros anos projetados, segundo dados divulgados pelo Relatório Focus do Banco Central. Nos EUA, o Dow Jones Futuro operava com alta de 0,14%, S&P500 subia 0,19% e Nasdaq Futuro tinha valorização de 0,36%. Os mercados da Ásia-Pacífico encerraram em queda após a divulgação de dados decepcionantes de vendas no varejo da China, indicando que a segunda maior economia do mundo continua enfrentando dificuldades para se recuperar. Os mercados europeus operam em queda, depois que as ações chinesas caíram após dados decepcionantes de vendas no varejo.
Commodities
Entre as commodities, os preços do petróleo operam em baixa após um avanço semanal, já que os EUA sinalizaram sanções mais rígidas ao petróleo bruto russo e as autoridades chinesas prometeram reforçar a economia do país. As cotações do minério de ferro na China fecharam em alta, com a retomada das esperanças de flexibilização monetária por lá, superando a fraca demanda no curto prazo e os dados imobiliários sombrios que haviam levado os preços aos níveis mais baixos na semana anterior.