YouTube remove vídeos com informações falsas sobre saúde de Lula
O YouTube removeu sete vídeos que divulgavam informações falsas sobre o estado de saúde do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A ação da plataforma ocorreu após uma notificação extrajudicial enviada pela Advocacia-Geral da União (AGU) na última sexta-feira (13).
Os conteúdos derrubados espalhavam desinformação, chegando a sugerir falsamente a morte do presidente. A Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República identificou os vídeos e encaminhou uma nota técnica à Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia (PNDD), que integra a AGU.
Como alternativa à remoção completa, o governo solicitou que os vídeos recebessem marcações com informações verídicas, conforme os boletins médicos divulgados pela equipe que acompanhou Lula.
Na semana anterior, o presidente da República foi submetido a uma cirurgia para drenar um hematoma na cabeça, decorrente de uma queda sofrida no mês de outubro. Embora o procedimento tenha transcorrido sem complicações, informações falsas começaram a circular em vídeos no YouTube.