Notícias

Investidores perdem fé no Brasil

Investidores estão cada vez mais céticos em relação à capacidade do governo brasileiro de conter crise fiscal. A venda de moeda afeta mercado financeiro do país.

Investidores perdem fé no Brasil

Os investidores estão cada vez mais céticos em relação à capacidade do governo brasileiro de conter uma crise fiscal cada vez mais profunda. O movimento de venda que fez o real despencar para um recorde histórico está engolindo tudo, desde ações até dívida em moeda local e títulos em dólares, com os traders até mesmo se lançando em proteções contra um possível calote soberano.

Preocupações fiscais crescentes

A ampliação do movimento de venda mostra como os investidores estão cada vez mais céticos em relação ao fato de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está levando a sério o controle de um déficit fiscal crescente. O Brasil está enfrentando um déficit orçamentário anual de 10% — muito maior do que os vistos durante o primeiro governo do petista. Sua recente cirurgia de emergência no cérebro ocorreu no pior momento possível, complicando ainda mais os esforços para estabilizar as contas públicas.

Impacto nos mercados

“O Brasil se tornou ‘vende primeiro, pergunta depois’ no mercado atual”, disse Sergey Goncharov, gestor financeiro da Vontobel Asset Management. “As preocupações fiscais, juntamente com a reação do Banco Central ao movimento cambial, desencadearam uma venda em pânico.”

O real foi a moeda de pior desempenho do mundo nas últimas quatro sessões, adicionando uma queda de 21% este ano em relação ao dólar. O índice de ações Ibovespa — o maior da América Latina — caiu 3,8%. As taxas de swap dispararam. Os títulos em dólares caíram mais do que qualquer outro ativo em mercados emergentes, após o calote do Líbano, e os swaps de crédito de cinco anos ampliaram-se para seu nível mais alto em mais de um ano.

Preocupações sobre o futuro

Os investidores disseram que o risco de dominância fiscal, onde a política monetária se torna ineficaz, está começando a se infiltrar no cenário. Por enquanto, poucos investidores estão dispostos a apostar quando o movimento de venda terminará, a menos que o governo mude de rumo.

“O momento está puxando tudo relacionado ao Brasil”, disse Gregory Hadjian, estrategista macro global da Loomis Sayles em Boston. “A questão fiscal é 100% o principal problema. E uma resposta material à questão fiscal é o verdadeiro catalisador para mudar as coisas.”

Opções para se refugiar no cenário

Analistas destacam forte aumento do pessimismo dos investidores com juros e dólar em alta, mas reforçam que há opções para se refugiar nesse cenário. Por enquanto, poucos investidores estão dispostos a apostar quando o movimento de venda terminará, a menos que o governo mude de rumo.


Publicado em:
Atualizado em: