Recall de garrafas térmicas da marca Stanley no Brasil
A marca americana Stanley anunciou um recall de garrafas térmicas no Brasil após identificar que a tampa de determinados modelos pode se soltar inesperadamente, representando um risco de queimaduras aos usuários.
A medida foi comunicada à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), que registrou três incidentes relacionados ao produto, embora nenhum deles tenha sido grave.
Até o momento, mais de 401 mil unidades de dois modelos de garrafas térmicas foram vendidas no Brasil entre 2016 e 2023.
Modelos afetados
O recall abrange 290.125 canecas Switchback Travel e 111.086 canecas Trigger Action, que estão disponíveis nas cores branco, preto e verde e tamanhos 12 oz, 16 oz e 20 oz.
Os modelos afetados, com códigos de modelo 20-01436 e 20-02824, foram fabricados entre maio de 2016 e 2023 e possuem tampas de polipropileno.
Troca dos produtos
A partir de agora, a Stanley será responsável pela troca dos produtos, e a gestão do processo será comunicada pela própria empresa, com a supervisão da Senacon.
Os consumidores que possuem as garrafas afetadas devem solicitar a nova tampa através do telefone 0800-0213278 (disponível de segunda a sexta das 8h às 18h, exceto feriados nacionais), pelo e-mail sac@stanley1913.com ou pelo site, na seção 'garantia vitalícia'.
A substituição não terá custo para os consumidores.
A Stanley alertou que o uso do produto com a tampa original pode oferecer riscos à saúde, recomendando que os consumidores não utilizem os produtos especificados com suas tampas originais.
Recentemente, a marca também anunciou o recall de 2,6 milhões de canecas de viagem nos EUA, após vários relatos de queimaduras devido ao líquido quente.
A Comissão de Segurança de Produtos de Consumo dos EUA emitiu o recall dos modelos Switchback e Trigger Action, citando problemas com as roscas das tampas que podem encolher devido ao calor.
A Stanley recebeu 91 reclamações globalmente e registrou 38 feridos relacionados a esse problema.
Conclusão
A empresa está tomando as medidas necessárias para resolver a situação e garantir a segurança do consumidor.
Júlio Rossato