Bombeiros do Paraná alertam para os riscos de afogamento no verão
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) fez um alerta para quem pretende frequentar praias, rios e piscinas neste verão. Na terça-feira, 17, um jovem de 19 anos morreu afogado em Porto Rico, enquanto nadava em uma área sem a presença de guarda-vidas, a cerca de três quilômetros do posto de salvamento.
Em Maringá e região, apenas um afogamento foi registrado até o momento. Já na região de Porto Rico, ocorreram dez afogamentos ao longo deste ano. O tenente Kamei, do Corpo de Bombeiros de Paranavaí, destacou a importância dos cuidados com o consumo de bebidas alcoólicas em ambientes aquáticos, o uso de infláveis e, no caso de piscinas, a atenção redobrada com as crianças.
“Nesta época do ano, muitas pessoas aproveitam o calor para se divertir em rios, lagos, lagoas e piscinas, mas é essencial tomar alguns cuidados para evitar acidentes, principalmente trágicos. O Corpo de Bombeiros sempre orienta a não misturar álcool com água. A ingestão de bebidas alcoólicas pode causar desequilíbrio e dificultar a percepção do ambiente, aumentando o risco de afogamento”, explica.
Cuidados com as crianças
O tenente ainda ressalta que outro cuidado importante é não misturar álcool com direção, seja em veículos automotivos ou ao pilotar lanchas e motos aquáticas, pois o consumo de álcool prejudica a coordenação e os reflexos.
“Além disso, é preciso redobrar a atenção com as crianças. Muitas vezes, os adultos não percebem quando uma criança está em perigo na água, pois ela pode estar se divertindo e, ao mesmo tempo, se afogando. No entanto, é recomendado que as crianças utilizem dispositivos de flutuação que cubram o corpo inteiro, como coletes salva-vidas, para garantir mais segurança”, afirma.
Atividades preventivas
O Corpo de Bombeiros também realiza atividades preventivas nas regiões de maior risco, como nos portos e áreas litorâneas. Para maior segurança, é fundamental procurar locais com a presença de guarda-vidas, que são facilmente identificados pelos seus uniformes. Sempre busque orientação com eles para garantir um banho seguro.
Por isso, com esses cuidados, a probabilidade de incidentes diminui significativamente, ajudando a proteger a vida de todos e reduzir os casos de afogamentos.
Júlio Rossato