Hollywood volta-se para produções baseadas na fé
Grandes estúdios de cinema estão investindo em filmes baseados na fé, rodeios e programação de estilo de vida ao ar livre como alternativa aos dramas com muito sexo e violência. O roteiro do filme “Virgem Maria”, um épico bíblico que conta a história do nascimento de Jesus Cristo sob a perspectiva de Maria de Nazaré, ficou parado em Hollywood por cerca de 15 anos antes de entrar em produção. Quando o filme independente se aproximou da conclusão em setembro deste ano, atraiu o interesse de três grandes estúdios de Hollywood e da gigante de streaming Netflix, que surgiu como distribuidora global e lançou o filme este mês. Executivos de estúdios, agentes de talentos e roteiristas de série disseram que o setor reconheceu que está perdendo amplas áreas dos Estados Unidos. A eleição de Donald Trump como presidente em novembro, impulsionada pelos eleitores da classe trabalhadora, ressaltou a importância da programação para todo o país, não apenas para as cidades do litoral.
Indústria cinematográfica volta-se para Deus e rodeios
Hollywood tem explorado periodicamente a Bíblia em busca de ouro nas bilheterias com filmes como “Os Dez Mandamentos” e “Noé”. O sucesso de “Som da Liberdade”, um thriller de 2023 vagamente baseado na história de um agente da Segurança Nacional que resgata crianças do tráfico sexual, conquistou o público religioso e conservador e despertou um novo interesse pelo gênero. O mestre do terror moderno de Hollywood Jason Blum, cineasta de “Atividade Paranormal”, juntou-se a Lionsgate e a outros investidores para apoiar o The Wonder Project, um estúdio independente que arrecadou mais de 75 milhões de dólares para produzir filmes e séries baseados na fé para a Amazon Prime Video. Sua série sobre um rei bíblico, “House of David”, será lançada em fevereiro.
Rodeios também ganham espaço na indústria cinematográfica
Thomas Tull, fundador da produtora de filmes de super-heróis Legendary Entertainment, lançou a Teton Ridge em 2019, uma marca de esportes, entretenimento e estilo de vida ocidental criada em torno de rodeios. A empresa, que é de propriedade da TWG Global, atraiu investimentos adicionais do capitalista de risco Jim Breyer e do escritório da família Lee Bass. As competições ao vivo – que incluem montaria em touros, luta de bois e corrida de barris – atraem um público global de 80 milhões de pessoas por ano. Para Jillian Share, presidente da Teton Ridge Entertainment, o cowboy é “o primeiro verdadeiro e grande herói americano”. Ela chamou a atenção para os super-heróis, para a Marvel e a DC e perguntou: “o que é mais icônico do que o cowboy?”.
Parcerias com Netflix e Lionsgate
A Lionsgate renovou este ano sua parceria com a Kingdom Story Company, a produtora por trás de “Jesus Revolution”. Netflix, por sua vez, fechou um acordo de vários anos com o aclamado cineasta e ator Tyler Perry para produzir filmes baseados na fé para o serviço de streaming. Alguns executivos disseram que o setor reconheceu que está perdendo amplas regiões dos EUA com filmes e séries que são aclamados pela crítica, mas atraem um público restrito. A disparidade é exemplificada pelo sucesso comercial de “Yellowstone”, da Paramount Network, o melodrama familiar de faroeste que conquistou o coração dos Estados Unidos.
Júlio Rossato