Retrospectiva 2024: Investimentos no Exterior
O ano de 2024 começou cercado por incertezas sobre a economia global e os investimentos. Parte dos analistas apostava na desaceleração da economia dos Estados Unidos, os bancos centrais mundo afora mantinham uma postura de aperto monetário para lidar com a inflação e a China gerava preocupações. Para completar, o planeta era palco de conflitos geopolíticos, que se arrastam até hoje.
Meses depois, no entanto, o retrovisor aponta para um ano positivo. A expectativa é de que o PIB da Terra do Tio Sam cresça 2,7% no ano, acima do 1,2% projetado no início de 2024. Os BCs também reduziram juros no mundo desenvolvido, em meio à desaceleração da inflação, e a China anunciou um pacote de estímulos que, apesar de ser considerado tímido pelo mercado, trouxe certo alívio.
Desempenho de Renda Variável
Um dos grandes destaques de renda variável do ano foi o S&P 500, que caminha para fechar o ano com alta de 28%. A diferença marcante de 2024 em relação a 2023 foi a maior abrangência das empresas em destaque, segundo especialistas. Confira abaixo as ações do S&P 500 que mais se valorizaram em 2024:
- N/A
Outro destaque de renda variável foi o índice de BDRs (BDRX) da B3, que acumulou alta de 73% no ano, ante uma queda de 7,50% do Ibovespa no mesmo período. Confira os 5 BDRs que mais se valorizaram em 2024:
- N/A
Desempenho de Renda Fixa
No mercado de renda fixa, a maioria das classes de ativos teve retornos positivos. Confira abaixo ETFs de títulos de renda fixa americanos que mais se valorizaram:
- N/A
Os Reits foram marcados pela relação direta com a curva de juros. Apesar do ETF VNQ, que serve como proxy do segmento, ter entregue desempenho de 6,21% no ano, muito abaixo dos 28% do S&P 500, alguns Reits entregaram bons retornos. Confira abaixo os Reits americanos que mais se valorizaram em 2024:
- N/A
O mercado de crédito privado foi marcado por estabilidade, sem grandes episódios de default. Segundo especialistas, a ampliação do acesso a instrumentos de crédito privado no mercado americano foi uma característica do ano. Confira abaixo os ETFs de títulos de renda fixa americanos que mais se valorizaram:
- N/A
Desempenho dos ETFs
Os ETFs globais atraíram US$ 1,7 trilhão neste ano, atingindo um recorde de US$ 15 trilhões sob gestão. Os destaques foram os fundos gringos com exposição a criptomoedas. Confira abaixo os ETFs que mais se valorizaram em 2024:
- N/A
Previsão para 2025
As casas estão otimistas com investimentos no exterior em 2025. A XP diz que a diversificação internacional permanece relevante. Em renda fixa, os especialistas da casa indicam treasuries e bonds corporativos dos EUA. Em renda variável, há oportunidades atraentes para 2025 nos setores financeiro e de energia, em índices menos concentrados em tecnologia e em small caps. O BTG Pactual também segue construtivo com renda fixa americana em meio ao cenário de juros altos. Na renda variável, a casa alega que, apesar do preço elevado da bolsa americana, há oportunidades atraentes para 2025.
Júlio Rossato