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Amazon e a Logística de Proximidade no Varejo Brasileiro

Empresas investem em logística de proximidade para atender demanda por entregas cada vez mais rápidas.

Logística de Proximidade no Varejo Brasileiro

A Amazon e outras empresas do ramo investem em logística de proximidade para atender a demanda por entregas cada vez mais rápidas. A etapa final de entrega, chamada “last mile”, é a que mais demanda investimentos em logística. A logística de proximidade consiste em estocar produtos em estações menores com base em inteligência, distribuindo o sortimento de acordo com o comportamento dos consumidores de uma região e a demanda por eles.

A Disputa Pela Entrega Mais Rápida

A disputa entre as empresas do varejo é cada vez mais acirrada, com o foco em preço, sortimento de produtos e velocidade de entrega. A chinesa Shopee, por exemplo, passou a fazer entregas em até um dia para a cidade de São Paulo. Segundo pesquisa da Intelipost, o prazo ideal de entrega para 41% dos consumidores brasileiros é de 2 dias.

A Importância da Última Milha

A última milha é a parcela da operação que estoca produtos em estações menores com base em inteligência. É um tipo de operação que conta com modais como motocicletas, vans, veículos de passeio e, no caso da Amazon, até mesmo barcos em regiões cortadas pelo Rio Amazonas. No Brasil, a Amazon conta com mais de 130 estações de entrega e 10 centros de distribuição espalhados pelo país.

Conclusão

A logística de proximidade se tornou uma prioridade no varejo em gigantes como a Amazon, que investem na etapa final de entrega para atender a demanda por entregas cada vez mais rápidas. A disputa pela entrega mais rápida é acirrada entre as empresas do ramo, e a logística de proximidade se tornou um diferencial competitivo nesse cenário.


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