Mercado atento a divulgação de índice de inflação e gastos dos consumidores
O mercado estará atento nesta sexta-feira (20) à divulgação do Índice de Preços PCE de novembro, o principal indicador de inflação monitorado pelo Federal Reserve. Paralelamente, os dados sobre os gastos dos consumidores, fundamentais para avaliar o consumo e a atividade econômica, também serão apresentados. Mais tarde, será publicado o Índice de Sentimento do Consumidor da Universidade de Michigan para dezembro.
No Brasil também serão divulgados dados importantes que influenciarão o mercado financeiro. Às 10h30, a Receita Tributária Federal referente a novembro será revelada, fornecendo uma visão detalhada sobre o desempenho fiscal do país. Esse dado serve para medir a arrecadação e o equilíbrio fiscal, impactando diretamente os investidores, especialmente aqueles que operam com títulos públicos ou fundos ligados ao Tesouro Nacional. Antes disso, às 8h, será publicada a Sondagem do Consumidor para dezembro, um importante termômetro sobre o sentimento econômico dos brasileiros, que afeta o consumo e, consequentemente, a atividade econômica.
Às 9h, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa de Café de Fim de Ano com Jornalistas Setoristas.
Banco Central ofertará US$7 bilhões ao mercado de câmbio
O Banco Central anunciou nesta quinta-feira que ofertará ao mercado de câmbio um total de 7 bilhões de dólares na manhã de sexta-feira em dois leilões de linha (com compromisso de recompra) e um leilão à vista.
O leilão à vista acontecerá às 9h15, podendo chegar a 3 bilhões de dólares, e os leilões de linha serão realizados às 10h20 e às 10h40, no valor de até 2 bilhões de dólares cada um.
Outras notícias
- Projeto de lei de gastos republicano apoiado por Trump fracassa na Câmara dos Deputados dos EUA
- Banco Central revisa projeções econômicas para cima, mas expectativas para inflação pioram
- Custo do seguro contra calote da dívida brasileira aumenta
- Senado aprova projeto que impõe travas para o crescimento de despesas com pessoal e incentivos tributários
- Eletrobras pagará dividendos intercalares no montante de 2,2 bilhões de reais