Noite movimentada em Toledo
No dia 20 de dezembro de 2024, a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de direção sob influência de álcool ou outra substância psicoativa, ameaça, resistência e desobediência no Bairro Jardim Europa, em Toledo.
A abordagem
A equipe policial avistou um automóvel VW/Gol GL que acelerou bruscamente, patinando os pneus. O veículo continuou seu trajeto por diversas ruas do bairro, ignorando inicialmente a ordem de parada emitida pelos policiais através de sinais sonoros e luminosos. A abordagem ocorreu em frente a uma residência, onde estavam o motorista e o passageiro do veículo. Enquanto o passageiro acatou as ordens dos policiais, o motorista apresentava sinais de alteração psicomotora, resistindo à abordagem. A situação exigiu que a equipe policial utilizasse técnicas de imobilização e algemas para conter o indivíduo, que continuou resistindo e precisou ser contido por três policiais.
O veículo e o condutor
A busca veicular não encontrou nada ilícito, apenas alguns pertences pessoais e uma caixa de cerveja. O sistema de investigação policial identificou que o veículo possuía débitos e foi necessário o apoio da Guarda Municipal de Toledo para o recolhimento do veículo. O condutor, que mencionou estar recepcionando amigos vindos do Mato Grosso para um jantar, apresentava sinais de embriaguez. A oferta para realizar o teste do bafômetro foi recusada após orientação de uma pessoa que se identificou como advogada do conduzido. O termo de constatação foi lavrado e o automóvel removido. O condutor foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Toledo para as demais providências cabíveis.
Reação do motorista
Durante a abordagem, o motorista proferiu ameaças e insultos aos policiais, chamando-os de “mão lisa”, ladrões e que teriam mexido com a pessoa errada. O mesmo havia defecado nas calças e precisou ser contido por três policiais. Alguns familiares dos abordados se aproximaram e tentaram intervir, dificultando o trabalho policial.
Conclusão
O motorista alcoolizado resistiu à prisão e ameaçou policiais em Toledo. A oferta para realizar o teste do bafômetro foi recusada após orientação de uma pessoa que se identificou como advogada do conduzido. O condutor foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Toledo para as demais providências cabíveis. As informações são da CGN.