XP firma parceria com Sogima Capital para atender clientes do agronegócio
A XP (XPBR31) anunciou uma nova parceria com o escritório Sogima Capital, visando expandir a sua atuação no mercado de agronegócio. O escritório liderado por Ricardo França, ex-superintendente executivo do Santander, conta com uma equipe experiente em assessorar clientes do setor.
Com o apoio de Clayton Gomes, David Mailler Bocalon e Clemilson Franco, a Sogima Capital tem a expectativa de captar R$ 1 bilhão nos dois primeiros anos de atividade. A parceria com a XP oferece uma plataforma sofisticada com os produtos necessários para atender às demandas únicas do mercado. Além disso, a XP possui expertise em assessoria de investimentos que agrega no lado empreendedor.
Atuação da XP no mercado de agronegócio
A XP já possui uma atuação relevante no mercado de agronegócio, sendo responsável por metade das ofertas de IPOs em 2021 no setor, incluindo os IPOs da Boa Safra, Jalles Machado e Vittia. A instituição financeira conquistou uma fatia relevante para emissão de dívida para o mercado de capitais, por meio de ofertas primárias de renda fixa no segmento agro, por meio da estrutura da área de Investment Banking.
Expectativas da parceria entre XP e Sogima Capital
O objetivo da parceria é oferecer um atendimento personalizado e produtos especializados para os clientes do agronegócio. A nova fase do executivo Ricardo França tem o apoio de outros profissionais com experiência no agronegócio, o que permite que a equipe da Sogima entenda em profundidade as nuances de cada negócio, da soja ao gado. A XP, por sua vez, oferece a infraestrutura necessária para a atuação de assessorias especializadas, permitindo a expansão da atuação da Sogima no mercado.
Para Caio Raíza, Head de novos negócios da XP, a parceria tem como grande diferencial a capacidade de execução e o nível de relacionamento dos executivos, fatores indispensáveis para o sucesso no agronegócio. A XP busca formar parcerias estratégicas de alto nível, como a que está iniciando com a Sogima, para continuar fortalecendo o ecossistema B2B.
Júlio Rossato