Albânia bane TikTok após assassinato de adolescente
A Albânia anunciou que irá banir o TikTok por um ano a partir do início de 2025, após o assassinato de um adolescente em novembro ter levantado preocupações sobre o papel das mídias sociais na violência entre jovens. O primeiro-ministro albanês, Edi Rama, anunciou a decisão depois de conversar com grupos de pais e professores em todo o país. Ele culpou as mídias sociais, em particular o TikTok, por alimentarem a violência entre os jovens, dentro e fora das escolas.
A decisão foi motivada pelo assassinato de um estudante de 14 anos por um colega, após discussões entre os dois meninos nas mídias sociais. Vídeos também surgiram no TikTok de menores apoiando o assassinato.
Rama declarou que "o problema hoje não são nossos filhos, o problema hoje somos nós, o problema hoje é a nossa sociedade, o problema hoje é o TikTok e todos os outros que estão tomando nossos filhos como reféns".
Vários países europeus, como França, Alemanha e Bélgica, estão aumentando as restrições de uso de redes sociais por crianças. Em novembro, a Austrália aprovou a proibição total do uso dessas plataformas por menores de 16 anos. A empresa ainda não se manifestou sobre o assunto.