Notícias

Artesão de Maringá cria bonés de linha personalizados

Ronaldo Fabrício cria bombetas com paixão nacional em Maringá, vendidas apenas na avenida Getúlio Vargas.

Artesão de Maringá cria bonés de linha personalizados

Ronaldo Fabrício, um artesão de Maringá, borda com maestria as bombetas, ou bonés de linha, que se tornaram paixão e fonte de renda. A maioria dos produtos busca unir a utilidade de um boné com uma paixão nacional, principalmente os times de futebol. No período da manhã, Ronaldo vende os bonés no cruzamento da avenida Getúlio Vargas com a rua Néo Alves Martins, na área central da cidade. Essa é a única maneira de garantir um exemplar, já que ele não consegue vender os produtos pela internet.

As Bombetas

Com uma agulha de crochê, Ronaldo transforma as linhas de diferentes cores em um boné. Os movimentos são rápidos e precisos, intercalados por pequenas pausas para conferir o gráfico. A folha de papel possui anotações de como intercalar as linhas e formar o desenho. A confecção das bombetas nem sempre foi o ofício de Ronaldo. Aos doze anos ele veio para Maringá e começou a trabalhar com o tio na manutenção de equipamentos de refrigeração. Foram vinte anos atuando na área com a carteira assinada.

Os Preços

Há dez anos as bombetas se tornaram fonte de renda, cada exemplar sai por R$25,00. São vários modelos de desenhos, que Ronaldo continua aprendendo a fazer diariamente por meio de tutoriais na internet.

Os Desafios

Com uma produção limitada, Ronaldo enfrenta desafios para comercializar os bonés de linha. Ele não consegue vender os produtos pela internet, pois precisaria ter uma produção muito maior. Segundo o artesão, é melhor vender sozinho do que mal acompanhado. No entanto, a venda na avenida Getúlio Vargas é uma forma de garantir um exemplar dessas peças exclusivas.


Publicado em:
Atualizado em: