O poder da música na curadoria de marcas de varejo e hospitalidade
Quem entra em uma loja Tom Ford durante a agitação das compras de fim de ano não será recebido com músicas pop repetitivas ou clássicos natalinos. A seleção musical foi cuidadosamente escolhida por uma equipe de especialistas da Gray V, uma agência global de branding musical que se especializa em playlists para marcas de varejo e hospitalidade.
A música é uma ferramenta importante para criar atmosfera em lojas, hotéis e academias. Ela influencia ativamente como interagimos com os produtos, serviços e espaços. Lojas e hotéis usam a música para incentivar o cliente a ficar e desfrutar do ambiente, criando uma identidade de marca e ressoando emocionalmente com seu público.
A importância de manter as coisas frescas e interessantes
Manter as coisas frescas e interessantes é especialmente importante para o público jovem. É fundamental apresentar a eles coisas novas, além de oferecer uma ou duas músicas familiares. Músicas mais suaves e de ritmo lento podem inspirar uma abordagem mais reflexiva em relação aos produtos.
A música como parte da narrativa da marca
Para Todd Snyder, fundador e presidente da marca de moda masculina que leva seu nome, a música desempenha um papel importante na narrativa de suas últimas coleções de moda. A música ajuda a criar uma sensação de energia e exploração, equilibrada com músicas mais lentas e soul que convidam os clientes a parar e apreciar as roupas.
A música como camada adicional de design
DeRuggiero acredita que a música é uma camada adicional de design. As marcas usam as playlists para refletir a cultura e energia únicas de cada local. A associação da música com a essência e a identidade de um local é igualmente importante para os restaurantes. O restaurante Dover, em Mayfair, Londres, coloca a música em destaque em sua abordagem de serviço. Seu fundador, Martin Kuczmarski, cria as playlists pessoalmente, com base em sua coleção de discos de vinil.