Preços do café, açúcar e chocolate devem continuar em alta em 2025
O bom e velho cafézinho está cada vez mais amargo, com os preços subindo muito acima da inflação, e o açúcar segue na mesma toada. E o chocolate completa a lista de itens que tiveram elevação nos valores neste ano e que devem continuar em alta ano que vem.
Aumento expressivo nos preços de commodities essenciais
Adenauer Rockenmeyer, economista delegado e coordenador do GT de agronegócios e agricultura familiar do Conselho Regional de Economia do Estado de São Paulo, explica que neste ano observamos um aumento expressivo nos preços de commodities essenciais como café, açúcar e cacau, este último, por sua vez, impactou diretamente no custo do chocolate.
Impacto das mudanças climáticas nos preços
Para João Abdouni, analista da Levante Inside Corp., o aumento da demanda da China e a questão do clima no Brasil são alguns dos fatores que levaram a este aumento e a tendência. “O clima foi o principal vilão, e afetou as principais regiões produtivas no Brasil, estas condições adversas, fez com a oferta destes produtos ficassem muito aquém da demanda global do produto, elevando os preços no mercado internacional”, diz Rockenmeyer.
Previsão para 2025
“Para 2025, a perspectiva não é de rompimento. À medida que as mudanças climáticas devem continuar a impactar a produção, os especialistas preveem que os preços podem se manter elevados até 2026. A expectativa é de que novos reajustes ocorram já no início do próximo ano, o que significa que o consumidor deverá pagar mais caro por sua xícara de café”, afirma Rockenmeyer.
Mercado de açúcar
O mercado de açúcar também tem apresentado volatilidade em 2024. Embora não tenha experimentado a mesma alta expressiva do café, o açúcar tem sofrido oscilações de preço ao longo do ano.
Impacto do aumento do preço do açúcar no consumidor
“A produção global de açúcar deve aumentar, mas o consumo também deve crescer, o que pode influenciar os preços. A incerteza no mercado de açúcar é um fator de preocupação, pois o produto é um ingrediente essencial em diversos alimentos e bebidas, e qualquer aumento de preço pode impactar o custo de vida do consumidor”, diz Rockenmeyer.
Preços do cacau em alta
Em 2024, o preço do cacau dobrou, atingindo níveis recordes e elevando os custos de produção do chocolate. Essa alta do cacau é resultado de problemas na produção e oferta, o que levou a um aumento nos preços dos produtos derivados.
Previsão para 2025
“Para 2025, a expectativa é de que os preços do chocolate continuem em alta. Os efeitos climáticos sobre a produção de cacau deverão persistir, o que significa que o consumidor deverá pagar mais caro por seus chocolates, inclusive os ovos de Páscoa. A alta do cacau é um fator de preocupação para a indústria de chocolate, que terá que repassar os custos para o consumidor”, comenta Rockenmeyer.
Problemas na produção e oferta do cacau
Importante lembrar que cerca de 70% da demanda global de cacau é produzida pelo oeste africano, que sofreu com o El Niño, pragas e o envelhecimento dos pés de cacau, que tem um prazo de ajuste longo.
Apesar das mudanças climáticas também terem pesado na produção de cacau, Leandro Gilio, professor e pesquisador especializado em agronegócio no Centro de Agronegócio Global do Insper, as doenças também contribuíram para reduzir a produção.
Júlio Rossato