Temporais deixam 320 mil sem luz na Grande São Paulo
320 mil domicílios estão sem luz na Grande São Paulo neste sábado, 21, devido aos temporais ocorridos na sexta-feira. A distribuidora de energia Enel comunicou que o número de clientes sem luz representa 3,8% do total. Outros 340 mil tiveram a energia reestabelecida.
De acordo com a empresa, as regiões mais afetadas foram as zonas oeste, leste e norte e as cidades de Barueri e Osasco. Na noite da sexta, bairros como Lauzane Paulista e Horto (zona norte), Perdizes, Pompeia e Butantã (zona oeste) registraram pontos de queda de energia elétrica.
Causas dos temporais
As chuvas vieram acompanhadas por forte ventania e causaram queda de árvores e galhos, danificando a rede elétrica. A Enel acionou antecipadamente seu plano de contingência e reforçou as equipes em campo para reconstruir os trechos de rede danificados e restabelecer o serviço para todos os clientes.
Previsão do tempo
A previsão para os próximos dias é de tempo instável e chuvoso durante o dia, com instabilidades moderadas a fortes à tarde. O risco de temporais diminuiu, informou o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE). A frente fria deve se afastar do litoral paulista no domingo, 22, mas o vento e a umidade continuam na capital.
Defesa civil em alerta
A Defesa Civil decretou estado de alerta para transbordamento nas subprefeituras da Penha e de Itaquera pelo extravasamento dos córregos Franquinho e Rio Verde. O temporal também provocou quedas de árvores em Várzea Paulista, sem vítimas até o momento.