Red Bull e Monster perdem participação de mercado
A Red Bull e a Monster estão perdendo participação de mercado em uma mudança geral da indústria em direção à saúde e ao bem-estar, onde suas bebidas açucaradas e de alta octanagem estão perdendo apelo. Os players tradicionais estão tentando proteger seu território — eles ainda controlam mais da metade do mercado dos EUA — enquanto novas marcas sem açúcar ganham popularidade.
Os novos concorrentes durante a pandemia
O surgimento desses concorrentes começou durante a pandemia, “quando os consumidores começaram a priorizar seu bem-estar”, disse Sally Lyons Wyatt, conselheira-chefe da Circana em insights sobre bens de consumo e serviços de alimentação.
A história de Red Bull e Monster
A Red Bull, com sede na Áustria, foi pioneira na categoria de bebidas energéticas ao associá-la a esportes radicais. A marca também se tornou uma presença constante na cena dos clubes. Em 1997, ela trouxe a bebida para os EUA, enquanto a Monster — então conhecida como Hansen Natural — lançou sua versão quase ao mesmo tempo. Marcas imitadoras, como KMX da Coca-Cola e Amp Energy da Pepsi, logo proliferaram.
O surgimento da Celsius
A Celsius, comercializada como uma bebida com ingredientes “mais saudáveis”, se tornou particularmente popular, com a ajuda de influenciadores fitness nas redes sociais. A empresa afirma que suas bebidas com sabor de frutas são enriquecidas com vitaminas e outros nutrientes.
A concorrência
Grandes rivais do setor de bebidas não estão parados. A Keurig Dr Pepper, que lançou a Venom Energy e distribui a Adrenaline Shoc, está fazendo um novo esforço no mercado de bebidas energéticas com investimentos na C4 Energy da Nutrabolt, Bloom Nutrition, nas bebidas energéticas da Black Rifle Coffee, e uma aquisição de US$ 1 bilhão da Ghost. A Reign Storm, uma versão mais elegante e minimalista da Monster, teve “sucesso limitado até agora”.
Os consumidores e as bebidas energéticas
A categoria de bebidas energéticas está crescendo mais rapidamente do que outros segmentos de bebidas e é particularmente popular entre os millennials e a geração Z, afirmou Justin Whitmore, diretor de estratégia da Keurig Dr Pepper. Uma pesquisa de outubro da Piper Sandler descobriu que as bebidas energéticas eram a fonte de energia preferida dos adolescentes, superando café e refrigerantes.
Conclusão
A demanda por bebidas energéticas sem açúcar deve continuar impulsionando o crescimento da indústria. Os consumidores estão cada vez mais em busca de valor e optando por bebidas que prometem benefícios completos, disse Lyons Wyatt. “É mais do que apenas energia. É energia a mais.”