Introdução
O verão de 2025 será um dos mais quentes dos últimos anos no Brasil, devido ao aquecimento do Atlântico Norte e ao fenômeno La Niña. Com isso, é importante adotar medidas para tornar os ambientes mais confortáveis, sem precisar ir para a praia. O coordenador de projetos da GT Building, Fabio Lima, listou sete dicas práticas para enfrentar o calor intenso.
1. Cores neutras e frias
Cores claras e frias, como azul e verde, ajudam a transmitir frescor e refletem mais luz solar, absorvendo menos calor. Optar por tons neutros e frios para as paredes, tetos e revestimentos frios, como porcelanatos e pedras são excelentes opções.
2. Plantas
As plantas ajudam a refrescar os espaços ao liberar água durante o processo de fotossíntese e criar sombras que diminuem a temperatura. Entre as plantas indicadas estão samambaias, lírios-da-paz e jiboias, que ajudam a reduzir a temperatura ambiente e aumentam a umidade natural do ar. No exterior, trepadeiras e pérgolas podem criar sombra extra.
3. Tecidos leves e naturais
Tecidos leves e naturais como algodão, fibra e linho são ideais para cobrir sofás, poltronas e camas. Para as janelas, instale cortinas ou persianas com revestimentos refletivos ou insulfilmes para minimizar a entrada de calor. Esses materiais reduzem a radiação solar, mantendo os ambientes mais frescos.
4. Ventilação
Mantenha as janelas abertas para entrada de brisa e instale ventiladores em pontos estratégicos para direcionar o ar em movimento. Umidificadores de ar contribuem para reduzir a temperatura e melhorar a qualidade do ambiente. Fontes decorativas também ajudam a umidificar os cômodos e reduzir a temperatura.
5. Iluminação
Use lâmpadas de LED ou fluorescentes que melhoram a sensação térmica dos cômodos e consomem menos energia. As incandescentes aumentam a sensação de calor.
6. Proteção da cobertura
Adicione telhados verdes, coberturas de policarbonato e sombreadores para minimizar o aquecimento nas áreas superiores e coberturas da casa. Toldos e pérgulas podem ser usados para proteger varandas e terraços da luz solar direta.
7. Conforto térmico
O conforto térmico afeta diretamente a saúde e performance do indivíduo. Em ambientes mais quentes, é normal sentir moleza, cansaço e sonolência. Evite a sensação de abafamento, especialmente nos períodos mais quentes, mantendo os ambientes frescos e arejados.
Júlio Rossato