Ressaca na Califórnia causa danos em cais e evacuações costeiras
Uma forte ressaca que tem atingido as praias da Califórnia derrubou parte do cais de Santa Cruz na tarde de segunda-feira (23). Três pessoas foram atiradas ao mar no acidente, mas duas foram resgatadas e uma escapou nadando para a margem.
Segundo a CBS, o colapso do cais municipal foi apenas um dos múltiplos impactos na região castigada pelo clima, já que as ondas altas e as inundações levaram a vários fechamentos de estradas e algumas evacuações costeiras em Capitola, incluindo um hotel. As áreas evacuadas só foram liberadas nesta terça-feira.
A conta do Serviço Nacional de Meteorologia em Bay Area postou informações e vídeos de um usuário X nas redes sociais. “Uma parte do píer de Santa Cruz desabou e está flutuando”, dizia o post. “Olhe para a ação sinistra das ondas no horizonte. Você está arriscando sua vida e as das pessoas que precisariam tentar salvá-lo entrando ou muito perto da água”, adverte o serviço.
Também foram distribuídas postagens com a destruição que as ondas causaram no cais local.
A prefeitura local disse que o restante dos destroços que permaneceram na água apresentava “sérios perigos para as pessoas e para qualquer tipo de navegação” e pediu a todos que ficassem fora da água e da praia para sua segurança. O cais de Santa Cruz foi fechado até novo aviso, disseram as autoridades. O público está sendo solicitado a ficar longe da área.
Mais ao sul do cais, um homem morreu em Sunset State Beach depois que uma grande onda o prendeu sob escombros. Uma segunda pessoa permanece desaparecida depois de entrar na água em Marina State Beach, no condado de Monterey, na tarde de segunda-feira. As inundações também foram responsáveis por interdições de importantes rodovias em Capitola.
Júlio Rossato