Vulcão Kilauea entra em erupção no Havaí
No dia 23 de dezembro de 2024, o vulcão Kilauea, localizado no Havaí, entrou em erupção novamente, expelindo lava e fumaça tóxica. O vulcão, um dos mais ativos do mundo, começou a entrar em erupção às 2h20 locais na parte sudeste da cratera e se estabilizou por volta das 6h30.
Imagens divulgadas pelas autoridades locais mostraram fissuras na cratera do vulcão, de onde saiam jatos de lava incandescentes com até 80 metros de altura. A região onde ocorreu a erupção é uma área do Parque Nacional de Vulcões do Havaí, que está fechado ao público desde 2007.
Perigos da erupção
Um dos principais perigos da erupção são os gases vulcânicos e as partículas finas transportadas pelos ventos, que podem atingir áreas residenciais. O dióxido de enxofre liberado durante a erupção reage na atmosfera, criando a neblina tóxica vulcânica, conhecida como vog.
O “vog” pode piorar os sintomas para pessoas com condições respiratórias, como asma, e doenças cardiovasculares.
Atividade eruptiva contínua
O Kilauea está em atividade eruptiva contínua desde 1983, com sua erupção vulcânica mais acentuada recente tendo sido registrada em setembro de 2024. Este é um dos seis vulcões ativos do arquipélago do Havaí, entre os quais também estão o Mauna Loa, o maior vulcão do mundo.
Kilauea é menor que o Mauna Loa, mas é muito mais ativo e atrai turistas que fazem sobrevoos de helicóptero para contemplar os espetáculos de lava na Ilha Grande do Havaí.
Contato e informações
Para mais informações e sugestões, entre em contato conosco pelo telefone (44) 3220-4032 ou pelo e-mail contato@gmconline.com.br.
Júlio Rossato